Mapa da Obra - E-book

Impacto do Plano Diretor para incorporadoras

Quero baixar!

Publicado por Carla Rocha em 05/08/2021Aplicação de argamassa: como melhorar a produtividade com novas tecnologias
A aplicação da argamassa deve ser bem executada e seguir as recomendações de normas técnicas e instruções dos fabricantes.Créditos: Divulgação/Ubeton

Aplicação de argamassa: como melhorar a produtividade com novas tecnologias

Uma prática recorrente é o uso de mentores que ensinam os mais novos como funciona cada processo

A etapa de revestimentos de uma obra exige alguns cuidados específicos e, até mesmo, por conta disso, deve-se observar a qualidade da argamassa, que é um produto muito utilizado nessa fase. Existem diversos tipos de argamassas atualmente no mercado e este material possui um papel fundamental para que a obra obtenha o desempenho necessário após concluída. Mas para que ela tenha um resultado desejado, não basta apenas um produto de qualidade, mas também a aplicação de argamassa deve ser bem executada e o aplicador de argamassa pode auxiliar muito nisso, caso siga as recomendações de normas técnicas e instruções dos fabricantes.

A importância do preparo do profissional para aplicação de argamassa

Para Fernando Casavechia Teixeira, sócio-diretor na uBeton Máquinas e Argamassa, o profissional mais indicado para a aplicação de argamassas será o pedreiro que tenha passado por processos de treinamentos práticos e teóricos sobre a atividade que irá exercer. Uma prática recorrente é o uso de mentores que ensinam os trabalhadores mais novos como funciona cada um dos processos e como devem ser realizadas as aplicações de argamassa. “O profissional ideal será aquele que, além de possuir destreza na aplicação da argamassa em suas diversas funções (reboco e assentamento de cerâmica, por exemplo), saiba a importância de usar produtos de boa qualidade e que entenda como cada argamassa deve trabalhar”, destaca.


Ainda segundo Casavechia, para argamassas colantes, mesmo que o preparo da superfície e da massa seja feito de forma correta, se a aplicação do produto na cerâmica for de maneira incorreta, o prejuízo pode ser enorme. “Imagine uma peça de porcelanato de mais de R$ 100,00 por m² que quebre ou solte por falta de argamassa ou por causa de uma argamassa mal aplicada? Isso, com certeza, pesará na reputação de quem fez o trabalho”, aponta.  Por isso, é importante que quem trabalha com argamassa tenha sempre cuidado para buscar as práticas mais corretas de aplicação do produto. “O bom profissional deve ter a capacidade de perceber quando a argamassa não está da forma correta para trabalhar e identificar possíveis causas dos problemas que aparecerem”, complementa.

Investimento em novas tecnologias e ferramentas para aplicação de argamassa

Pensando na busca por aumento de produtividade e aumento da qualidade de aplicação, investir em tecnologias para aplicar argamassa faz muito sentido. O investimento em máquinas e equipamentos pode promover um ganho de produtividade alto por pedreiro. Se considerar que o equipamento terá um investimento inicial que depois pode se pagar rapidamente, quando consideramos o aumento da produtividade que o profissional vai ter, a construtora pode entender que valha a pena.  Essa mesma lógica vale para máquinas de projeção de argamassa, para misturadores contínuos, ou argamassas com maior rendimento e desempenho.


O especialista explica ainda que ao investir em uma tecnologia que aumente a produtividade do pedreiro na aplicação de argamassa, a conta deve ser feita pensando em quanto o profissional consegue produzir a mais por dia. Esse ganho de produção diária, gera, naturalmente, um ganho mensal de produção, o que ocasiona em um maior rendimento em um mesmo prazo.


Vale ressaltar que é necessário que a equipe tenha frentes de trabalho para gerar essa produção, mas sem levar isso em conta, ainda é possível ter um retorno melhor do que a aplicação convencional consegue. No primeiro momento a compra da máquina pode ser considerada cara, mas em pouco tempo o ganho aparece. “Em virtude da demanda crescente por habitações em todo mundo e a oferta cada vez menor de profissionais, a tecnologia auxilia muito no ganho de produtividade fazendo com que o trabalho renda mais e gere  melhores resultados”, ressalta.

Já imaginou como seria bombear argamassa para um pavimento há mais de 200 metros de altura? A Votorantim Cimentos fez isso acontecer com a criação de uma tecnologia única. Confira no Papo Construtivo: https://www.mapadaobra.com.br/papoconstrutivo/marco-de-bombeamento-vertical/

Conheça a 333OBRA, uma plataforma para compra de materiais de construção que reúne os melhores lojistas das regiões de Sorocaba, Limeira e Jundiaí. Compre materiais para sua obra ou reforma com as melhores ofertas e entrega rápida direto na obra. A 333OBRA é um negócio Votorantim Cimentos.

Compartilhe esta matéria

Plano Diretor para incorporadoras: o que saber?

Quero conferir!

Mapa da Obra - E-book
X