Você busca conteúdos exclusivos sobre o mercado da construção civil?

Inscreva-se grátis e receba nossa newsletter.

Publicado por Carla Rocha em 25/09/2020VC Responde: Como fazer a limpeza de caixa d’água?
Limpeza deve ser feita periodicamente e seguir cerca de 6 passos.Créditos: Shutterstock

VC Responde: Como fazer a limpeza de caixa d’água?

Descubra o passo a passo da limpeza de caixa d’água

É verdade que boa parte da população brasileira não tem o hábito de limpar a caixa d’água da sua residência. Um dos principais motivos é que a limpeza do reservatório não está na nossa lista de prioridades, ou seja, não a consideramos como uma tarefa necessária. A higienização só é lembrada quando a coloração da água muda por algum problema na concessionária de abastecimento, ou ainda, na pior hipótese, quando alguém fica doente por conta do consumo da água contaminada.

Seja a caixa d’água de uma empresa, casa ou condomínio, a orientação dada sobre o intervalo de tempo de uma limpeza e outra é de 6 meses. Para tirar todas as dúvidas sobre como essa limpeza deve ser realizada, o consultor de Desenvolvimento Técnico de Mercado (DTM) da Votorantim Cimentos, Marlon Custódio, preparou o material abaixo. Confira:

Limpeza de caixa d’água: materiais

  • Pano;
  • Esponja macia;
  • Escova de cerdas de fibra vegetal;
  • Água sanitária;
  • Pá plástica.

 

Passo a passo da limpeza de caixa d’água

Você mesmo pode fazer a limpeza da sua caixa d’água, ou contratar um profissional para o serviço, considerando a realização dos passos abaixo:

 

1- Preparo: primeiramente, feche o registro de entrada da sua caixa d’água. Retire a água, mantendo sempre um palmo do líquido dentro do reservatório. Isso é muito importante pois esta quantidade será utilizada durante a higienização da sua casa.

Lembre-se que você pode utilizar a água para limpezas domésticas e outras atividades e, desse modo, não precisa necessariamente descartar toda a água que é retirada. Além disso, depois deste processo, feche o registro de saída da água.

 

 

2- É hora de limpar: agora você deverá utilizar a escova para esfregar as partes em que a sujeira é mais evidente – enquanto o uso do pano é adequado para limpezas mais leves. Procure esfregar cada pedacinho da caixa, garantindo que a mesma seja higienizada por completo.

 

Dica do especialista: em hipótese alguma utilize detergente ou qualquer tipo de produto de limpeza para lavar a sua caixa. Isso porque estes produtos podem permanecer por mais tempo e, como consequência, podem contaminar a água e causar danos para a saúde. O mesmo vale para o uso de vassouras ou utensílios de limpeza que não estejam listados em nossa lista de materiais.

 

3- Descarte a água suja pela tubulação de limpeza: todo o restante da água que permanecer no fundo e não for eliminada pela tubulação de limpeza deverá ser secada com um pano limpo ou retirada com baldes, igualmente limpos. É preciso que toda a água seja eliminada antes de a caixa ser cheia novamente. Apenas depois deste processo você deverá fechar novamente a tubulação de limpeza.

 

4- Segunda parte da limpeza: apesar da caixa já parecer higienizada, é imprescindível que você continue a limpeza da mesma. Com os registros de saída fechados, abra um pouco o registro de entrada da água. Espere encher mais um menos um palmo de água em sua caixa.

Feito isso, você deverá sanitizar a caixa d’água, seguindo as medidas abaixo de água sanitária:

 

  • 1 litro de água sanitária para cada 1000 litros de água;
  • Meio litro para caixas de 500 litros;
  • 2 litros para caixas de 2000 litros, e assim por diante.

 

Depois de despejar a água sanitária, aguarde 2 horas para que a mesma faça o seu processo de limpeza por si só. Entretanto, a cada trinta minutos encharque um pano na água da caixa, passando o mesmo em todas as paredes e na tampa do reservatório. Assim a limpeza será ainda mais profunda e de qualidade.

 

5- Retirando a água sanitária: depois de aguardar as duas horas de pausa, é hora de eliminar a mistura presente em sua caixa. Para isso, você deverá abrir os registros de saída, além de abrir as torneiras, chuveiros e puxar as descargas da sua casa. Assim você irá limpar, inclusive, toda a sua tubulação.

 

6- Abrindo o registro de entrada: quando você eliminar toda a água com mistura do seu reservatório, feche todas as suas torneiras, chuveiros e não puxe mais as descargas. Assim, abra o registro de entrada, mantendo o de saída também aberto.

 

Dica do especialista: nesta etapa você deverá travar a tampa da caixa, além de anotar, do lado de fora, qual é a data para a próxima limpeza. Assim você mantém a organização deste cuidado tão importante.

 

7- Utilize a água de um modo inteligente: como você utilizou água sanitária para a limpeza da sua caixa, é adequado que os primeiros litros sejam utilizados de um modo inteligente. Isto é, procure utilizar as primeiras entradas de água para higienizar a sua casa, lavando calçada, pisos, janelas, roupas etc. Assim você consegue eliminar qualquer vestígio de água com água sanitária, garantindo toda a eficácia do processo. Faça a limpeza regularmente.

 

Marlon Custodio VCimentos Marlon Custódio, consultor de Desenvolvimento Técnico de Mercado (DTM) da Votorantim Cimentos.

Compartilhe esta matéria

Etapa de Obra - Instalações Elétricas

Confira quais materiais seu cliente precisa nessa etapa!

Mapa da Obra - E-book
X