Mapa da Obra - E-book

Baixe o e-book e receba a segunda edição da série Etapa de Obra

Saiba mais sobre estruturas!

Publicado por Carla Rocha em 30/09/2020Como construir churrasqueira?
Argamassa refratária e tijolos refratários são excelentes materiais para quem busca maior durabilidade.Créditos: Shutterstock

Como construir churrasqueira?

Descubra o passo a passo da construção de churrasqueiras em residências

As churrasqueiras são sempre bem-vindas para apreciar momentos de lazer e descanso, seja com seus familiares ou com seus amigos, não é mesmo? Um desejo muito comum de quem mora em residências é construir a sua própria churrasqueira em uma área aberta. E essa foi uma das dúvidas que recebemos de um de nossos leitores para a primeira edição da seção VC Responde. Você sabe qual o passo a passo para construir churrasqueira? Convidamos o consultor técnico de mercado da Votorantim Cimentos, engenheiro Claudio Inon, para contar como realizar essa execução e dar dicas valiosas sobre os cuidados que são necessários. Confira:

Como construir churrasqueira: materiais

Você vai precisar de:

  • tijolos maciços;
  • lajotas ou tijolos refratários (não é um item obrigatório, mas aumenta a durabilidade da churrasqueira);
  • argamassa refratária (pode utilizar a argamassa tradicional, mas a refratária aumenta a durabilidade);

Obs: se for utilizar a argamassa tradicional, a recomendação é de utilizar em sua composição o cimento Obras Estruturais e o traço 1:5 (uma parte de cimento e cinco partes de areia). Deve-se, também, adicionar água aos poucos até deixar a mistura homogênea e com a consistência boa para o assentamento.

  • areia;
  • brita.

Como construir churrasqueira de tijolo: passo a passo

1 – Base da churrasqueira: comece fazendo duas paredes até a altura em que ficará o fogo (as paredes podem ser de concreto ou tijolo, o que achar melhor). Em seguida faça uma pequena laje de 8 cm de espessura sobre as duas paredes (o carvão ficará sobre a laje no momento do churrasco). Recomendação: utilize o cimento Obras Estruturais e o traço informado no verso da sacaria do produto ou o traço 1:2:3 (uma parte de cimento, duas partes de areia e três partes de brita). Se possível, utilize a brita 0 ou pedrisco.

Dica do especialista: tenha em mente qual o tamanho da churrasqueira que quer fazer. A churrasqueira terá o tamanho da laje a ser feita. Churrasqueiras grandes demoram mais tempo para esquentar e demandam uma quantidade maior de carvão.

2 – Paredes da churrasqueira: após a secagem da pequena laje, faça o assentamento dos tijolos maciços com a argamassa refratária (caso não tenha, pode utilizar a argamassa de cimento e areia no traço 1:5). Comece colocando a argamassa nas bordas da laje, em seguida, faça uma fiada de tijolo maciço, depois volte a colocar argamassa sobre os tijolos recém-assentados e, então, faça uma nova fiada de tijolos. Faça quatro fiadas de tijolo nas quatro bordas da laje. Em seguida, continue somente nas laterais e fundo da churrasqueira, assim, você deixa a parte da frente aberta para fazer o churrasco. Faça fiadas até a altura que desejar para a sua churrasqueira. Mas lembre-se de deixar espaço para fazer ou instalar uma chaminé, a fim de dissipar a fumaça durante o churrasco.

Dica do especialista: atente-se para colocar os tijolos alinhados. Dessa forma, sua churrasqueira terá um acabamento de alta qualidade.

3 – Revestimento interno: na parte interna das paredes da churrasqueira, faça o assentamento das lajotas ou tijolos refratários.

Obs: essa etapa não é obrigatória, mas aumenta muito a durabilidade de churrasqueira.

4 – Chaminé: faça a chaminé da mesma forma que fez o assentamento dos tijolos nas paredes das primeiras fiadas, mas agora coloque os tijolos um pouco deslocados para a parte de dentro (aproximadamente metade da largura do tijolo). Vá afunilando até deixar um espaço central a fim de sair a fumaça. Em seguida, faça a chaminé até passar da altura do telhado. Se preferir, pode fazer a instalação de uma chaminé metálica para facilitar.

5 – Passagem dos espetos: faça furos nas paredes laterais para a passagem dos ferros que sustentarão os espetos e grelhas.

6 – Acabamento: por fim, é só pintar os tijolos da cor que mais combinar com o ambiente. Faça a pintura somente do lado de fora.

Dica do especialista: fique atento ao tamanho dos espetos e grelhas que irá utilizar para que o tamanho da churrasqueira seja compatível com eles.

Compartilhe esta matéria

Etapa de Obra - Estrutura

Confira quais materiais seu cliente precisa nessa etapa!

Mapa da Obra - E-book
X