
Selo de qualidade para casa de materiais
Saia na frente da concorrência conquistando a certificação da ABNT para sua loja de materiais de construção
Gerenciar uma loja de materiais de construção dá trabalho, mas nada é melhor do que ver o seu próprio negócio prosperar. Uma forma de ter seu trabalho reconhecido é obter um selo de qualidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
“Essa certificação adota a norma de referência ABNT NBR 15842/2010 – Qualidade de serviço para pequeno comércio, e ajuda na implantação de boas práticas de gestão e trabalho. A ideia é melhorar o relacionamento com clientes, o desempenho e o retorno financeiro da revenda”, explica o gerente de certificação de sistemas da ABNT, Guy Ladvocat.
A Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) propõe uma forma inusitada de alcançar o selo de qualidade, através do diagnóstico de falhas por meio da autoavaliação do próprio lojista.
É simples: o gerente do ponto comercial entra no site da ABNT, imprime um questionário intitulado LV RQ.122.01 e, após responder cerca de 100 perguntas sobre a loja, o encaminha à associação com os documentos da empresa e um segundo formulário preenchido – o RQ.121.01-QAP.
“Na autoavaliação ele identifica o tipo de certificação mais adequada à sua loja. São três níveis: bronze, prata e ouro. O primeiro, mais simples de todos, é destinado às que cumprirem todos os requisitos obrigatórios, e apenas 60% dos não obrigatórios”, esclarece Ladvocat. O prata é para quem atende de 61% a 80% deles; para ouro, a conformidade deve estar entre 81% e 100% dos requisitos não obrigatórios.
A selo de qualidade é individual e, por isso, só é válido para a loja auditada – outras filiais devem ser avaliadas separadamente.
O que acontece depois?
Depois, é só aguardar. A ABNT se encarrega de avaliar os documentos e, se entender que a loja possui condições de receber a certificação, envia uma proposta técnica para o responsável, junto de um boleto bancário. “Há um custo pelo selo de qualidade, que dependerá do diagnóstico e do nível de certificação solicitado”, diz Ladvocat.
Quem contratar receberá a visita de um auditor na loja de materiais de construção para conferir, de perto, se o que foi descrito na autoavaliação procede. Quando aprovado no processo, o lojista recebe um selo válido por três anos. Nesse período, auditorias anuais são realizadas para checar a manutenção regular dos requisitos pela empresa.
“Caso seja constatado que as obrigações não estão sendo cumpridas, uma nova avaliação é feita e, dependendo das falhas encontradas, o nível do certificado pode ser reduzido ou ele poderá até mesmo ser retirado”, alerta o gerente de certificação de sistemas da ABNT.
Quesitos avaliados
Para garantir o selo de qualidade para o seu negócio é preciso estar atento aos seguintes critérios:
- Serviços e atendimento ao cliente.
- Cortesia, credibilidade e confiabilidade;
- Comunicação, capacidade de resposta e compreensão do cliente;
- Segurança e acessibilidade.
- Estrutura da loja.
- Produtos e embalagens;
- Documentos de compra;
- Instalações, equipamentos e mobiliário.
- Qualificação dos colaboradores.
- Competência profissional e imagem.
- Estratégias para implementação de melhorias.
- Avaliação de críticas e sugestões;
- Apresentação de soluções para problemas detectados.
Para mais detalhes, acesse o material disponibilizado pela Anamaco.
Parte da qualidade de uma loja vem da capacitação e conhecimento dos funcionários. Saiba como indicar o melhor cimento para cada um de seus clientes.