Mapa da Obra - E-book

Você busca conteúdos exclusivos sobre o mercado da construção civil?

Inscreva-se grátis e receba nossa newsletter.

Publicado em 19/09/2019Reforma de imóveis: como estão as vendas de materiais em 2019?
Reforma de casas é o que impulsiona vendas de pequenos e médios varejistas de materiais de construçãoCréditos: Shutterstock

Reforma de imóveis: como estão as vendas de materiais em 2019?

Varejo de materiais de construção esperava resultados superiores no início do ano com reforma de imóveis

A expectativa para o ano de 2019 era de um significativo crescimento para as lojas de materiais de construção por todo o país. Em 2018, de acordo com a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), as lojas de materiais de construção cresceram 6,5%. Para 2019, a entidade que representa o setor e que conta com mais de 130 mil lojas de materiais pelo Brasil, estimava um crescimento de 8,5% – resultado muito impulsionado pela reforma de imóveis.

Construir e reformar imóveis foram dois pontos deixados de lado por muitos clientes nos últimos anos, devido à recessão econômica, e isso afetou diretamente os resultados de muitas lojas de materiais de construção. “Reforma de imóveis é o que mais impacta meu negócio por conta da região onde estou localizado”, conta Alexandre Kendi Suguiura, associado ao Sincomavi e diretor do Depósito de Materiais para Construção Irmãos Suguiura Ltda, localizada em São Paulo.

Para Suguiura, “o mercado está estável. Comparado com 2018 há uma leve melhoria. Se eu comparo o primeiro semestre de 2019 com o primeiro semestre de 2018, vejo estabilidade. Pode haver uma sensação de crescimento, mas por conta da inflação. A demanda continua com o mesmo volume”, explica o diretor do depósito de construção que carrega seu sobrenome.

 

Reforma de imóveis: o que dizem os dados

De acordo com a Pesquisa Tracking Mensal realizada pela Anamaco entre os dias 24 e 29 de julho deste ano, que contou com a participação de 530 lojistas de materiais de construção de todo o país, o mês de julho apresentou resultados positivos. Segundo os dados levantados, as vendas de material de construção no mês de julho foram 10% maiores que as do mês de junho. Já no acumulado do ano, o crescimento representa 4% e, nos últimos doze meses, 5%.

A pesquisa aponta também que todas as regiões do Brasil tiveram desempenho positivo: no Nordeste, o crescimento representa 17%; na região Norte, o aumento foi de 15%; no Centro-Oeste e no Sudeste, o crescimento foi de 10%; e, por último, a região Sul cresceu 7%. De acordo com Claudio Conz, presidente da Anamaco, o resultado inferior da região Sul se deu por conta das instabilidades climáticas que trouxeram muitas chuvas neste ano.

 

Quando os consumidores fazem a reforma de imóveis?

De acordo com informações publicadas pela Anamaco, a expectativa é de que o segundo semestre seja melhor do que o primeiro para o setor de varejo de materiais de construção – levando em consideração que, por um fator histórico, os clientes de varejo de materiais de construção compram mais neste período.

No segundo semestre, conforme aponta o presidente da associação em comentário no relatório publicado sobre a pesquisa, os consumidores estão mais aptos a realizar reformas nos imóveis por conta das festas de final de ano. Há também a expectativa financeira, já que neste período, a maioria dos trabalhadores com carteira assinada recebe o 13º salário.

As reformas de imóveis podem considerar novas pinturas tanto externas quanto internas; recuperação de trincas e fissuras em paredes com produtos de impermeabilização; restauração de infiltração em lajes; entre outros problemas que atingem diversas residências do país.

 

Reformar um imóvel não precisa dar dor de cabeça e nem onerar gastos absurdos. Para não sofrer com esse tipo de situação, é preciso se planejar. Confira dicas que auxiliam no momento da reforma de casas: https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/cinco-dicas-para-reduzir-os-custos-da-sua-obra-ou-reforma/

 

 

Compartilhe esta matéria

Confira o e-book Etapa de Obra - Pintura

Obtenha o material e dicas de execução!

Mapa da Obra - E-book
X