
Parede de bloco de vidro: conheça os diferentes tipos
Este tipo de solução, além de servir como estrutura para a casa, oferece efeito decorativo a diversos ambientes
Conhecidos também como tijolos de vidro, os blocos de vidro oferecem funcionalidade e beleza aos projetos de arquitetura. Embora sejam elementos da construção civil e sirvam como estrutura para uma casa, também criam uma atmosfera decorativa ao ambiente. Com a função de dividir ou fechar espaços, eles formam uma parede translúcida – a chamada “parede de bloco de vidro“.
Essas paredes valorizam ainda mais a iluminação. Versáteis, a solução está presente em áreas internas ou externas de residências, comércios, escritórios, clínicas, entre outros diferentes locais.
Os blocos de vidro são elaborados a partir de procedimentos que atendem à norma da ABNT NBR14899-1 de 09/2002, em que todas as especificações precisam ser seguidas. É interessante saber que a área contínua máxima de uma parede com blocos de vidro não deve ultrapassar os 15 m². A altura máxima deve ser de 6 m e o comprimento máximo de 7,5 m.
Parede de bloco de vidro: tipos e modelos dos materiais
O bloco fechado e transparente é um dos mais convencionais e utilizados quando a ideia é criar uma parede ou um balcão. Porém, é possível encontrar blocos de vidro em outras versões e cores.
Tradicional fixo
Este tipo de bloco é todo fechado e proporciona uma parede com boa vedação. Sua aparência tem a forma de um bloco convencional, porém de vidro. Seu acabamento pode variar entre o liso, o canelado, o ondulado, e outros efeitos que podem ser escolhidos conforme o gosto pessoal.
Vazado com ventilação
Esse modelo de bloco é ideal para ambientes sem janelas que precisam de ventilação e iluminação. Neste caso, eles exibem vidros inclinados com boa abertura, permitindo a entrada de ar. A única atenção é verificar o local onde será instalado, pois é possível a entrada de água caso ocorram fortes chuvas com vento.
Colorido
Com o mesmo formato do tradicional, esses blocos podem aparecer em diferentes cores. É ideal para quem quer levar estilo e personalidade ao ambiente, pois possibilita o uso em conjunto com o transparente ou então uma composição com um mix de cores. A única ressalva é que, por conta da coloração, captam menos luz natural.
Instalação correta
Os blocos de vidro são mais caros do que os comuns e pedem uma instalação mais cuidadosa, pois um único bloco mal encaixado ou alinhado de forma errada pode prejudicar todo o projeto.
Logo, o sucesso da aplicação está diretamente relacionado ao prumo e ao alinhamento dos blocos, uma vez que a parede não pode ter defeitos quanto à sua uniformidade. Recomenda-se, então, o uso de espaçadores plásticos para manter o distanciamento correto entre as peças e, em alguns casos, o uso de barras de ferro para estruturar o conjunto.
Antes e após o assentamento da primeira fiada, é fundamental verificar o nivelamento vertical e horizontal, a fim de evitar que a parede de bloco de vidro saia toda de esquadro
A youtuber Paloma Cipriano revela como fazer um balcão ou parede de bloco de vidro e mostra o passo a passo da aplicação utilizando a Votomassa correta. Veja aqui.
Argamassa especial
Deve-se aplicar uma camada de argamassa nas juntas da base e, depois, nas laterais de cada bloco de vidro. O processo se repete nas demais fileiras.
A argamassa ideal para aplicação dos blocos de vidro é a colante e deve ter alta aderência e características que resistam ao peso das peças, além de obedecer às normas de assentamento e vedação de paredes.
A Votorantim Cimentos tem a argamassa correta para esse tipo de solução. A Votomassa Bloco de Vidro reúne as propriedades técnicas necessárias e tem em sua formulação aditivos hidrofugantes e acabamento superior.
Manutenção
A limpeza dos blocos requer apenas pano úmido, suficiente para garantir o perfeito estado das peças de vidro. Já para manter o painel conservado por mais tempo, pode-se utilizar um limpador de cerâmicas para retirar o acúmulo de sujeira dos rejuntes. Produtos ácidos devem ser evitados.
Se for optar pela simples e tradicional pintura, confira as dicas do Mapa da Obra para fazer da melhor forma