
Os desafios de manter uma equipe de vendas eficiente
Oferecer um atendimento de qualidade para os clientes é um dos principais desafios dos lojistas. O segredo está no bom gerenciamento da equipe de vendas que tem início ainda na contratação
No momento da seleção de candidatos para a equipe de vendas, é importante que o lojista fique atento às principais habilidades que um profissional de vendas deve apresentar para atender bem e vender mais e melhor.
O vendedor ideal deve apresentar:
- Facilidade de relacionamento, comunicando-se com desprendimento e cortesia;
- Boa apresentação pessoal;
- Capacidade de reagir a desafios de forma positiva;
- Motivação pessoal para superar metas;
- Ambição caracterizada pelo desejo de obter novas conquistas;
- Visão de futuro em relação a seu próprio desempenho profissional e ao crescimento da empresa;
- Autocontrole diante de um grande volume de trabalho;
- Capacidade de trabalhar sob pressão e lidar com as cobrança por resultados como forma de estímulo.
Ferramenta de vendas
Após a contratação é indispensável que a equipe de vendas receba o treinamento adequado para conhecer toda a linha de produtos da empresa, oferecendo aos clientes informações detalhadas e demonstrações de uso, caso seja necessário. Desta forma, o vendedor estará apto para argumentar com o cliente, esclarecendo possíveis dúvidas e atendendo às suas reais necessidades e desejos.
Motivação da equipe
Cabe ao lojista utilizar meios de manter sua equipe de vendas sempre motivada e disposta a obter melhores resultados. Confira algumas estratégias que podem ser adotadas:
- Ofereça condições adequadas de trabalho com uma política de atendimento clara e coerente;
- Promova treinamento constante para estimular o desenvolvimento profissional dos vendedores;
- Evite a alta rotatividade dentro da equipe para não gerar um clima de instabilidade;
- Verifique o grau de satisfação da equipe periodicamente, identificando oportunidades de melhoria nos processos;
- Estabeleça níveis de autonomia para que os vendedores possuam poder de decisão junto ao cliente.
Uma das formas de melhorar o ambiente de trabalho e alavancar as vendas é inserindo condutas de ética profissional na rotina dos funcionários; saiba mais.