Publicado em 04/03/2013Fique atento às normas da construção civil

Fique atento às normas da construção civil

As normas técnicas de uma reforma devem ser analisadas por profissionais credenciados

O atendimento às normas da construção civil é a única maneira de evitar sérios problemas estruturais que podem trazer prejuízos financeiros e até risco de morte a moradores e vizinhos de imóveis em reforma.

Por menor que seja uma alteração, ela deve ser analisada tecnicamente. “Imagine um pilar em concreto armado de 30×15 cm, muito usual em estrutura de prédios medianos, retirado ou danificado. Seria como retirar nossa tíbia. Pode até ser que não cause queda, mas com certeza nos deixaria instáveis e com a perna de apoio sobrecarregada. Isso é o que acontece com as cargas distribuídas nos pilares, elas apoiam outros pontos. Caso isso não aconteça, a estrutura sobrecarregada se rompe”, explica o engenheiro Marcio Alvarez Mateos.

Leia também: BlocoBrasil lança Manual de Desempenho

Portanto, o primeiro passo numa reforma ou construção é contratar profissionais credenciados, engenheiro ou arquiteto, para projetarem e acompanharem a obra, além de garantir a utilização de materiais de qualidade certificada.

Confira algumas normas da construção civil e mãos à obra:

  • Apenas a planta do imóvel não é suficiente para uma análise dos riscos estruturais de uma reforma. Comece pela avaliação das modificações e implantações a serem feitas. Por exemplo, caso haja mudança de pontos de água e elétricos, é necessário fazer um projeto hidráulico e elétrico que seja compatível com o projeto estrutural.
  • No caso de reforma em apartamento, o síndico do prédio deve ser informado de qualquer alteração, pois os históricos fornecidos pelo síndico também são usados pelo especialista responsável pela obra.
  • É sempre bom lembrar que por trás de um acidente ou até mesmo um desabamento há falta de manutenção, uso inadequado do local ou intervenções equivocadas. Tudo isso pode ser evitado com a adoção dos procedimentos técnicos e o acompanhamento de especialistas.

O uso do caminhão-betoneira como fornecedor de materiais requer planejamento para que o orçamento de sua obra não seja afetado por possíveis erros.

Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X