Publicado em 15/10/2013Lajes nervuradas: recomendadas para grandes vãos e cargas elevadas
Créditos: Foto: Impacto Protensão

Lajes nervuradas: recomendadas para grandes vãos e cargas elevadas

Sistema tridirecional reduz espessura de laje, dirigindo esforços para os pilares

Lajes nervuradas são constituídas por conjunto de vigotas que se cruzam, apoiadas em uma mesa estrutural, e que aparecem como elementos estruturais salientes na espessura de lajes. A essas “vigas” salientes dá-se o nome de nervura. Segundo a ABNT NBR 6118/2003, lajes nervuradas são “moldadas no local ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração é constituída por nervuras, entre as quais pode ser colocado material inerte”.

O sistema estrutural nervurado tridirecional é assim denominado pela disposição de nervuras, protendidas ou não, em três direções – enquanto no sistema bidirecional estão dispostas em apenas duas direções. Recomendadas para grandes vãos e cargas elevadas, representam um avanço em relação às lajes maciças, pois carecem de menor quantidade de materiais (concreto e aço), favorecendo espaços livres para edificações comerciais, residenciais e garagens.

As chamadas nervuradas tridirecionais “facilitam ainda mais a distribuição de esforços, o que reduz momentos positivos no centro de lajes e diminui a quantidade de armadura necessária”, explica o engenheiro civil Valter Bastos, da Impacto Protensão. A lógica é direcionar esforços para pilares, aliviando (ou mesmo eliminando) vigas – o que favorece a redução da espessura final da laje.

Segundo Bastos, “nervuras são dispostas a 45° em relação ao contorno dos painéis de lajes, que ficam apoiadas diretamente sobre pilares”.

O engenheiro chama atenção para a avaliação do tipo de cimbramento a ser utilizado nas nervuradas tridirecionais. “A conformação das nervuras a 45° pede seu rearranjo; é preciso incluir maciços na região de apoio da laje sobre pilares, no momento de retirada das fôrmas plásticas”, conclui.

Cimento Votorantim Obras Especiais: desenvolvido para obras industriais e ambientes agressivos, o material promove diversas vantagens em seu uso. 

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X