Votorantim Cimentos
Publicado em 21/11/2016Arena Porto Alegrense
Serviço customizado da Engemix permitiu alterar a cor do logotipo, de vermelho para preto, nos caminhões betoneiraCréditos: Divulgação Votorantim Cimentos

Arena Porto Alegrense

Obra contou com logística preparada e serviço personalizado, que mudou a cor dos caminhões betoneira para evitar uma possível associação com o principal adversário do time proprietário do estádio

A Arena Porto Alegrense, também conhecida como Arena Grêmio, situada na capital do Rio Grande do Sul, é um moderno complexo multiúso destinado a jogos de futebol, eventos culturais e sociais, shows e outras realizações. Construído entre 2010 e 2012, o estádio tem capacidade para mais de 60 mil pessoas. Possui 600 vagas de estacionamento exclusivas para a área dos camarotes e das cadeiras gold, acessos exclusivos para esses espaços, 14 elevadores para o público em geral e quatro rampas que ligam ao mezanino.

Em 2014, obteve a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) Prata por atender aos requisitos de sustentabilidade do Green Building Council (USGBC). Os 51 pontos conquistados na avaliação consideraram alguns itens importantes, como escolha do terreno, prevenção da poluição, envolvimento com a comunidade, reaproveitamento da água da chuva, redução de energia elétrica, coleta e armazenamento de materiais recicláveis, entre outros.

No entorno do complexo esportivo está sendo construído um condomínio de prédios residenciais. Há, ainda, a previsão de o terreno receber hotel, shopping center e centro de eventos.

Concreto de alto desempenho e logística programada

Na construção do estádio foi necessário utilizar concreto de alto desempenho (CAD), com resistência à compressão (fck) acima de 40 MPa. O fornecimento foi condicionado a um controle tecnológico do material e a uma logística adequada para atender picos de demanda.

As concretagens foram programadas para iniciar bem cedo e terminar à noite, de modo a não interromper as execuções feitas com juntas de dilatação. O recebimento do concreto deveria ser diário, assim como a análise do material, para evitar problemas nas aplicações posteriores.

“Foi necessária uma proximidade entre os engenheiros do estádio e a equipe de programação da Engemix , negócio de concreto da Votorantim Cimentos, para que não houvesse desalinhamentos na execução do trabalho. Como a nossa empresa tem experiência em obras de grande porte, este processo foi rapidamente implementado”, relata Tony Rocha Noritake, gerente comercial da Votorantim Cimentos.

Usina de concreto exclusiva

A Engemix cuidou do desenvolvimento do concreto, respeitando os traços e as demais propriedades técnicas especificadas. Também providenciou a estrutura necessária para o perfeito funcionamento dos equipamentos, como bombas e caminhões e manteve um grande estoque de materiais para evitar atrasos. A empresa disponibilizou, também, laboratoristas fixos e um engenheiro de tecnologia que visitava a obra frequentemente, além de uma equipe administrativa que cuidava de todos os processos inerentes às concretagens.

“Outra necessidade para atendimento da Arena do Grêmio foi a implantação de uma usina de canteiro totalmente dedicada à obra. Instalamos a estrutura e contamos, inclusive, com o apoio de outras usinas da Engemix em algumas situações mais específicas”, afirma Noritake.

Caminhões personalizados

Para evitar qualquer associação com o principal adversário do time da Arena Porto Alegrense, a Engemix acatou a solicitação do cliente de mudança no visual dos seus caminhões betoneira. “Em Porto Alegre, assim como em qualquer outro centro, há uma grande rivalidade entre os times de futebol. Assim, nos deparamos com a solicitação de alterar as cores dos caminhões de vermelho para preto”, conta o gerente comercial.

Além dos caminhões, também houve mudança nos uniformes dos profissionais que trabalhavam na obra. “A iniciativa evitou conflitos e contribuiu para que todas as atividades fluíssem em harmonia”, conclui Noritake.

Leia também: Atuação da Engemix na obra do estádio do Mineirão

E mais: Saiba como o concreto de alto desempenho foi utilizado em obra de edifício residencial

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também