A tendência da construção de obras com grandes alturas tem impactado o mercado imobiliário brasileiro em cidades como Balneário Camboriú. Exemplo disso é o Infinity Coast, empreendimento residencial e comercial, com 116 apartamentos e 19 lojas, com 240 metros de altura, é hoje o empreendimento mais alto do Brasil. O prédio de torre única e alto padrão, contou com diversos desafios logísticos na sua realização. Com 48 mil m² de construção, a construtora FG Empreendimentos enfrentou desafios desde as fundações, executadas com três tipos: estaca hélice contínua, estaca raíz e estaca escavada.

 

Em parceria com a Votorantim Cimentos, a construtora que já conhecia o Sistema Matrix por utilizá-lo em outras obras, decidiu optar por utilizá-lo para o contrapiso e para a argamassa de projeção. “Um dos maiores problemas da execução de um edifício alto é o transporte vertical de materiais. Com isso, sempre estamos procurando novas tecnologias que auxiliem e reduzem o uso do elevador resultando, assim, em uma redução de cronograma”, explica Gustavo Simas, engenheiro civil da FG Empreendimentos.

Sistema Matrix e Venturi
Composto por silo, com compressores que ficam abaixo do silo e bombeiam o produto argamassa a seco até o andar onde existe uma misturadora que recebe o produto e faz a mistura no local com a água. “Uma das características desse sistema é o bombeamento vertical e, com isso, a otimização de recursos de equipamentos em canteiros de obras, como elevador e cremalheira. Também há a otimização de recursos de mão de obra, uma vez que todo processo de recebimento, armazenamento, transporte e mistura é feito pelos equipamentos”, explica Charles Barroso, consultor de operações da Votorantim Cimentos.

 

O que ocorria, no entanto, é que para o transporte vertical havia uma limitação de utilização de 120 metros a 140 metros de altura. O desafio nas obras de Balneário Camboriú que se iniciou pelo Infinity Coast foi realizar um bombeamento vertical de argamassas para contrapiso e projeção em uma altura de mais de 200 metros. “Tínhamos que desenvolver um sistema que pudesse atingir a essa altura mantendo a qualidade, a eficiência, o baixo consumo de energia elétrica e também utilizando tecnologias existentes”, ressalta Barroso.

 

Depois de analisadas algumas alternativas, a equipe da Votorantim Cimentos chegou à conclusão que o melhor caminho era desenvolver um sistema de venturi que faz um balanço entre a quantidade de entrada de material e o volume de ar necessário para o transporte. “Para chegar nesse balanço, a equipe de engenharia fez cálculos considerando a perda de cargas do sistema utilizando como outras informações, como a densidade de material, velocidade do transporte e alguns outros itens necessários além de identificar oponto ótimo onde o venturi seria instalado”, explica o consultor da companhia.

 

Com essa inovação, o Sistema Matrix passou de 120 metros de altura para 200 metros de altura, sendo que no Infinity Coast foi possível chegar ao 64º andar, o que representava 194 metros de altura com aproximadamente 220 metros de perímetro de mangueira.

 

 

O Sistema Matrix da Votorantim Cimentos é argamassa básica composta de cimento Votoran, de aditivos plastificantes e água,  com total qualidade de mistura de maneira controlada para garantir o máximo de eficiência. Indicado para aplicações de assentamento, chapisco, contrapiso  preenchimento de alvenaria estrutural e revestimentos para aplicação manual e projetado, o Sistema Matrix armazena, mistura e bombeia a argamassa básica para qualquer andar da sua obra. Ele é composto por silo, sistema de bombeamento mais misturador especial.

 

Saiba mais sobre sua utilização e garanta os benefícios em sua obra:

Ficha Técnica do Empreendimento

Nome: Infinity Coast

Incorporadora: FG Empreendimentos

Localização: Balneário Camboriú (SC)

Endereço: Rua Julieta Lins, 2, Pioneiros – Balneário Camboriú (SC)

Área do terreno: Aproximadamente 4.000 m²

Área total construída: 48.500 m²

Apresentação do empreendimento: O edifício Infinity Coast possui uma torre única com 66 pavimentos. Sendo o primeiro prédio no Brasil a ultrapassar 200 metros de altura, a obra abriga 116 unidades residenciais e 19 lojas.

Fundação: Estaca hélice contínua, estaca escavada e estaca raíz

Estrutura: Estrutura de concreto armado

Conclusão da obra: Dezembro de 2019

 

Gostou? Compartilhe.