Votorantim Cimentos
Publicado em 24/06/2016Reservatórios de concreto atendem alta demanda de armazenamento de água
Caixa d'água de concreto de alta capacidade de reserva construída em Idaho, EUA

Reservatórios de concreto atendem alta demanda de armazenamento de água

Com capacidade de reserva variável, oferecem flexibilidade a indústrias, edifícios e condomínios residenciais

Os reservatórios de concreto são instalações presentes em projetos com alta demanda de armazenamento e fornecimento de água, como indústrias e edifícios ou condomínios residenciais. Sua capacidade de reserva é variável, determinada conforme as necessidades do projeto, o que permite o atendimento de diversas exigências de abastecimento de água.

A solução que permite o dimensionamento dos reservatórios sob demanda é o concreto armado, cuja execução se dá por meio de dois sistemas. Um deles consiste na montagem das peças que chegam prontas ao canteiro por meio do processo industrializado de pré-fabricação, e o outro se refere à concretagem das armaduras por meio de fôrmas e escoramentos – processo que caracteriza a moldagem in loco. Embora proporcionem flexibilidade à construção, os reservatórios de concreto são mais pesados e sua execução é mais demorada se comparados a outras opções de caixa d’água, como a metálica.

 

Como dimensionar o reservatório?

O primeiro passo é medir o consumo diário de água, calculado da seguinte forma: Quantidade de pessoas que ocupa o edifício x Consumo diário em litros x 2. Ou seja, a capacidade do reservatório deve ser o dobro do consumo diário.

 

Normas orientam a construção

Não existem normas técnicas da ABNT que tratem, especificamente, dos reservatórios de concreto. Dessa forma, as referências que apoiam a construção estão na NBR 6118 (procedimento para projeto de estruturas de concreto) e NBR 14931 (procedimento para execução de estruturas de concreto). Além desses materiais, a NBR 15577 oferece um guia para avaliação e prevenção da reatividade potencial no uso de agregados em concreto, fenômeno que pode originar fissurações ou deformações estruturais.

Manutenção

A manutenção dos reservatórios de concreto deve ser feita, pelo menos, duas vezes ao ano, com intervalos de seis meses. Para controle da potabilidade da água, é necessário que as amostras sejam recolhidas diretamente das instalações, conforme orienta a NBR 5626 (instalação predial de água fria).

Leia também: Caixa impermeável

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também