Votorantim Cimentos
Publicado em 18/01/2016Laminados nas paredes

Laminados nas paredes

Pisos laminados também podem ser instalados nas paredes, em modulação vertical ou horizontal

É uma tendência da decoração: réguas de piso laminado agora podem ser instaladas nas paredes, dando à salas e dormitórios um aspecto mais quente e intimista. A instalação é fácil e não requer mão de obra especializada. Seguindo os procedimentos corretos, em apenas algumas horas o novo acabamento está pronto, e sem muita sujeira.

Antes de iniciar, entretanto, é indicado verificar se a parede não tem umidades, se está com base firme no prumo e no esquadro. Meça o local à risca, para calcular a quantidade de sarrafos necessários à fixação do acabamento. Na presença de interruptores ou tomadas, o profissional de obra deve recortar as régua nas medidas exatas para o encaixe dos espelhos. Depois, acompanhe o nosso passo-a-passo, para não furar na execução. Boa sorte!

Colaboração e fotos: Eucatex

  • Tenha em mãos esquadro, nível, serra manual, serra tico-tico, estilete, lápis, trena, chave de fenda, formão, as réguas de piso laminado, presilhas, cantoneira, sarrafos aparelhados (lisos, sem rebarbas) de 50 mm x 25 mm, parafusos e buchas S8 para fixar os sarrafos, pregos com cabeça para fixar presilhas, e pregos sem cabeça para as cantoneiras. Sarrafos aparelhados, de boa qualidade, devem ter largura 50 mm e espessura 25 mm. Na base, delimite a área de instalação, montando um quadrado, ou um retângulo, com os sarrafos. Se as réguas laminadas forem instaladas na vertical, os sarrafos ficam na horizontal. Se a instalação for horizontal, eles alinham-se na vertical (como na foto). Em qualquer caso, serão fixados com buchas e parafusos S8. As presilhas da primeira fileira de réguas são pregadas no sarrafo inferior, paralelo ao piso, e com os dentes virados para cima.
  • A instalação pode ser iniciada com uma régua inteira. A partir daí, utilize lâminas cortadas ou inteiras, de acordo com a dimensão do espaço. Guarde sempre os recortes, que poderão ser utilizados depois, e não se esqueça de alinhar a primeira fileira, de baixo para cima, com o piso.
  • Para fixar o laminado da primeira fileira sobre os sarrafos, use pregos com cabeça nas extremidades junto ao piso (depois, esses pregos serão cobertos pelo rodapé).
  • A partir da segunda fileira, as réguas de piso laminado são fixadas com presilhas. Dentes ficam virados para baixo, para fazer o travamento das guias. As presilhas devem ser instaladas nas pontas e no meio de cada perfil laminado, exatamente sobre cada um dos sarrafos.
  • Utilize um formão para ajustar a presilha ao encaixe, minimizando possíveis frestas no painel. Se resíduos se desprenderem da régua, remova o excesso com a mão, para não atrapalhar o encaixe da próxima placa.
  • Para fixar a placa laminada na parede, prenda as presilhas aos sarrafos com pregos.
  • Encaixe as réguas umas nas outras, e não se esqueça das presilhas de travamento, usadas a cada fileira. Ferramentas de ajuste, como bloco batente ou alavanca, servem no encaixe das réguas, quando necessário.
  • A última fileira de réguas não precisa de presilha de fixação. Acabamento e travamento do sistema são feitos pela cantoneira, que também esconde imperfeições dos recortes. Após medir os tamanhos adequados, faça cortes diagonais nas pontas das cantoneiras, com serra manual ou serra circular. Por fim, fixe cantoneiras ao sarrafo com pregos sem cabeça.
Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também