Publicado em 24/03/2015Entenda a importância da limpeza de obra

Entenda a importância da limpeza de obra

Não é só no pós-obra: limpezas grossas e finas durante execução evitam surpresas desagradáveis

Contratar somente a limpeza pós-obra pode se tornar um problema quando, depois de terminados os serviços de execução, a equipe descobrir riscos, defeitos ou acabamentos danificados. É claro que o time da limpeza de obra não está sempre isento de erros, mas até aí, como provar que o defeito não foi provocado pela execução da obra, antes da limpeza?

Esse é o início de um jogo de empurra-empurra que muitos gerentes e construtoras conhecem bem. E quando o defeito aparece, ninguém quer ser responsabilizado. “Um jeito de evitar isso é inserir no planejamento não só a limpeza pós-obra, mas também ao longo de suas etapas intermediárias”, sugere Marco Antonio Pereira Porto, sócio e diretor operacional da H2Office.

Ele explica que há três tipos diferentes de procedimento: uma limpeza grossa, que acontece antes da entrada dos pintores, ou dos assentadores, e que tem o condão de afastar restos de argamassa, concreto, entre outros. A limpeza fina ocorre após a primeira demão de pintura – já houve um lixamento de paredes, o que levanta muito pó e esconde imperfeições que precisam ser vistas antes da finalização do acabamento. “Por fim, faz-se a limpeza pós-obra ou final, depois de pronta a pintura, ou na execução de um piso, depois da aplicação dos rejuntes.”

Cada etapa pede técnicas, equipamentos e produtos especiais que só quem entende do assunto vai poder usar da melhor forma, acelerando os procedimentos de limpeza de obra sem agredir materiais novos e peças recém-instaladas, como cerâmicas, porcelanatos, louças, metais e esquadrias.

O primeiro diferencial em contratar equipe especializada é que os profissionais são treinados para realizar cada serviço. “Já na minha visita técnica à obra, faço um levantamento dos equipamentos, produtos e profissionais que serão necessários – eles aprenderam a forma de manuseio dos equipamentos”, diz Porto.

Empresas de limpeza saberão usar enceradeiras para pisos frios, com tipos específicos de disco para cada etapa de limpeza, lavadoras industriais a jato, aspiradores de pó e de água e aplicadores de cera de base seladora.

Os produtos utilizados são desencrustrantes e limpadores gerais que variam no seu pH, do alcalino baixo ao mais alto – e que serão aplicados de acordo com a sensibilidade do material de construção empregado, e o tipo de sujeira que precisa ser afastada. Também há detergentes neutros e desinfetantes, odorizadores ou bactericidas.

“Deixar a limpeza na mão do pedreiro pode ser um grande risco. Há crenças populares de que a mistura de produtos comuns – sabão em pó com água sanitária, por exemplo – seja uma solução.”
Marcos Porto não indica – e a H2Office não usa – água sanitária na limpeza pós-obra, mas essa é uma prática comum nos canteiros.

Por outro lado, também não adianta nada comprar o produto ideal, e não saber aplicá-lo da forma correta.

 

Serviços de limpeza de obra

Quem mais contrata os serviços de limpezas grossa, fina ou pós-obra ainda são espaços comerciais, como concessionárias de automóveis e grandes lojas e supermercados. “Vale muito a pena no corporativo, em edifícios de escritórios”, indica o sócio da H2Office.

A vantagem é que não só a mão de obra de limpeza fica terceirizada – com todos os seus custos e administração trabalhistas -, como também se terceiriza a responsabilidade pela danificação dos acabamentos, com previsão em contrato. “Nós nos comprometemos tecnicamente a só usar produtos e equipamentos próprios para não agredir os materiais recém-instalados.”

O pós-obra residencial, em apartamentos, também é um mercado que tem crescido. Apesar de aumentar um pouco os custos finais da obra, evita a dor de cabeça com pedreiros descuidados. “Os custos totais pelo serviço são variáveis e analisados caso a caso. Em espaços de até 200 m2 cobramos um valor pelo total, com previsão de data para início e término da limpeza de obra. Como o prazo do contrato é determinado, o risco por atrasos no cronograma é assumido pelo cliente”, informa Marco Porto.

A transferência dos riscos para o cliente pela falta de planejamento e coordenação da obra se justifica no fato de que é a H2Office quem paga a diária dos funcionários que fazem a limpeza. “É possível fazer um contrato com prazo de 60 dias. Se o atraso for além desses dois meses, o cliente renegocia os serviços que ficarem pendentes, com um novo prazo, em um segundo contrato.”

Em áreas a partir de 200 m2, o preço é negociado após uma visita técnica, onde é levantado o grau de dificuldade da limpeza de obra, tempo e quantidade de funcionários que vai demandar, a distância a percorrer, produtos e todos os equipamentos que serão necessários.

Inibidores de corrosão são adicionados durante o preparo do concreto e retardam o processo de deterioração das armaduras metálicas. Garanta a proteção de suas estruturas!Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X