Publicado em 10/03/2013Borda de piscina: qual é o material indicado?

Borda de piscina: qual é o material indicado?

Confira os materiais disponíveis e suas diferentes características antes de escolher

Na construção de piscinas, geralmente o último item a ser pensado, apesar de muito importante, é o revestimento a ser usado nas bordas. Dentre os aspectos que devem ser considerados na definição do acabamento, é preciso cautela na escolha do material, principalmente em relação à capacidade térmica. Exposto ao sol constante, o material deve ser atérmico, isto é, não pode esquentar muito. Também não deve ser escorregadio, já que as bordas estarão geralmente molhadas. É por isso que a borda de piscina precisa ter o material ideal.

Materiais indicados para borda de piscina:

Pedras
As pedras tradicionalmente utilizadas são a mineira e a São Thomé, ambas com ótimas propriedades térmicas e antiderrapantes. Apenas um pouco mais esverdeada e lisa que a mineira, a pedra Goiás também é bastante utilizada na borda de piscina. Ainda existem outras possibilidades como o mármore e os granitos. Ao optar pela pedra, além da questão térmica e propriedade antiderrapante, é preciso ficar atento à porosidade do material. Agregados Chamados de “agregados de pedras”, esses pisos podem ser atérmicos e muitas vezes são altamente drenantes (em até 95%), o que faz com que toda a água que caia sobre eles passe diretamente para o solo, ou seja, eles têm efeito permeável durante as chuvas.

Decks
Os decks de madeira são elementos tradicionais nas piscinas. Uma opção é utilizar um deck suspenso sobre a água, em balanço. Porém, é importante que o deck esteja razoavelmente acima d’água, para evitar que a madeira apodreça com o passar do tempo. Dentre as madeiras adequadas estão o cumaru e o ipê, por exemplo. Ainda há os decks industrializados, que são de fácil aplicação.

Cerâmicas e porcelanatos
Existem materiais específicos para piscinas, que são antiderrapantes, não desbotam no sol e são resistentes a manchas. O material também deve ser muito resistente, para que as peças não quebrem com o passar do tempo.

Assentamento de revestimentos cerâmicos necessita de argamassa específica 

Botão Site

 

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X