Votorantim Cimentos
Publicado em 15/06/2016Alejandro Aravena disponibiliza projetos gratuitamente
Um dos projetos que foram disponibilizados é o Quinta Monroy, executado originalmente no ChileCréditos: Divulgação Emental

Alejandro Aravena disponibiliza projetos gratuitamente

O arquiteto vencedor do Prêmio Pritzer 2016 quer inspirar outros profissionais e mostrar que o custo da habitação social não é alto

Já imaginou construir sua casa a partir de projetos do vencedor do Prêmio Pritzer de 2016? Pois isso é possível, já que o arquiteto chinelo Alejandro Aravena disponibilizou quatro de seus projetos – Quinta Monroy, Lo Barnechea e Villa Verde, executados no Chile, e Monterrey, construído no México – para  download gratuito para qualquer pessoa interessada.

As construções são para moradia popular, têm baixo orçamento e focam na parte estrutural, que podem ser ampliadas e receber acabamentos por iniciativas dos moradores.  A intenção de Alejandro Aravena é que seus projetos sirvam para estudo e inspirem outros profissionais. Além de mostrar às autoridades que o custo da habitação social não é alto.

O Elemental, escritório de Aravena, declarou que o mundo enfrenta uma crise habitacional, sendo que três bilhões de pessoas vivem em cidades e, delas, mais de um bilhão vive abaixo da linha de pobreza em residências inadequadas, além de estimados 100 milhões de indivíduos não terem um lugar para viver.

A ideia dos quatro projetos é de configurarem espaços bem localizados nas cidades, que cresçam de forma harmoniosa, que tenham espaços de socialização e que possibilitem o crescimento da comunidade. O Elemental ressalta que os projetos devem ser adaptados à legislação local e aos códigos estruturais de cada lugar.

 

Leia também Conjunto Habitacional popular pode ser universal, sustentável e barato

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também