Votorantim Cimentos

Geração de energia

Votorantim Cimentos colabora na construção da Usina Hidrelétrica de Estreiro

Localizada no Norte do Tocantins e Sudoeste do Maranhão, a Usina Hidrelétrica de Estreito é uma das principais obras do PAC voltadas à geração de energia elétrica. Com capacidade de 1.087 megawatts, suficiente para abastecer uma cidade de 4 milhões de habitantes, a usina recebe da Votorantim Cimentos o cimento e os serviços necessários à sua construção. A primeira unidade da Usina Hidrelétrica de Estreito entrou em operação em 2011 e até o primeiro semestre deste ano registra a conclusão de seis unidades.

Rio Tocantins, o desafio

O marco da construção foi a conclusão do desvio do Rio Tocantins em 2009. “Esse foi um dos principais desafios do projeto. Caso essa fase não fosse concluída durante o intervalo das chuvas, poderíamos ter um atraso significativo no início das operações de geração de energia”, explica o engenheiro José Renato Ponte, presidente do consórcio.

Até fevereiro de 2012, a Votorantim Cimentos forneceu 100% do cimento utilizado, 167 mil toneladas. “A empresa nos ofereceu as melhores condições do mercado, atendendo a nossa demanda a partir de sua fábrica de Xambioá , que fica no norte de Tocantins.” Com sua planta completa em Tocantins, a Votorantim Cimentos consegue oferecer um atendimento diferenciado – com ampla disponibilidade de volume, agilidade no fornecimento e custo competitivo – para obras de infraestrutura da região, como a usina de Estreito.

Mais lidas

Veja também