Votorantim Cimentos

Energia sustentável

Parceria com a Votorantim viabiliza a Usina Hidrelétrica Santo Antônio

Com potência instalada de 3.150,4 megawatts, a Usina Hidrelétrica Santo Antônio integra o Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira (RO), e produzirá energia suficiente para abastecer 11 milhões de residências, o equivalente a 40 milhões de pessoas. A implantação da obra exigiu seis anos de estudos para determinar as melhores formas de aproveitamento do potencial hidrelétrico do rio, em condições sustentáveis, com respeito ao meio ambiente e às populações da região.

Desafios da obra

O cumprimento do cronograma, a qualificação da mão de obra e a identificação de parceiros fizeram parte dos desafios iniciais para a concretização de Santo Antônio. “A parceria com a Votorantim Cimentos foi fundamental para a viabilização dos desafios. Para isso, contamos com a montagem da fábrica de Porto Velho, que nos fornece 100% do cimento, cerca de 700 mil toneladas do material”, explica Antonio Sergio Barbin, gerente de Qualidade do Consórcio Santo Antônio, responsável pela obra e formado pelas construtoras Odebrecht e Andrade Gutierrez.
De acordo com Barbin, a sinergia entre a área de engenharia do consórcio e a equipe técnica da Votorantim Cimentos determinou o sucesso do empreendimento. “Esse trabalho conjunto permitiu atender a qualidade e o volume de material exigidos pela complexidade da obra. Trabalhamos em conjunto durante todo o processo garantindo os ajustes de produção e logística necessários”. A parceria entre a Votorantim Cimentos e a Usina Hidrelétrica Santo Antônio será mantida até 2014, data em que está prevista a finalização da obra.

Mais lidas

Veja também