Votorantim Cimentos
revestimento-com_votomassa

Argamassa é a solução

Votomassa resolve problema de obra em Alphaville, São Paulo

O engenheiro Paulo Sanchez, da Sinco Engenharia, teve a tecnologia da Votorantim Cimentos ao seu lado quando se viu diante de um grande desafio profissional: construir o edifício West Side, de 148 metros de altura e 35 andares, ao lado da rodovia Castello Branco, em São Paulo.

O prédio seria o 5º maior do Brasil após a conclusão da obra, que durou de 2003 a 2005, e por isso demandava algumas necessidades específicas. “Nosso maior problema era o vento muito forte e a fadiga que a estrutura teria com o tempo, devido à movimentação normal no topo do edifício”, lembra Paulo. “Outro desafio era a fachada, porque na época não tínhamos experiência em revestimento argamassado em prédios daquela altura.”

Argamassa, a solução

Para que o West Side, um dos maiores empreendimentos da época em Alphaville, na Grande São Paulo, saísse do papel, o engenheiro contou com o apoio técnico com a Votorantim Cimentos. “Utilizamos argamassa de linha até o 18º andar, mas do 187º até o heliponto usamos argamassa desenvolvida pelo Centro de Tecnologia da empresa”, explica o engenheiro.

O resultado foi uma bem-sucedida utilização da Votomassa. “Passados seis anos da conclusão da obra, podemos afirmar que a parceria entre a nossa empresa e a Votorantim Cimentos foi um sucesso”, celebra Paulo.

Mais lidas

Veja também