Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Descubra como aumentar as vendas de cimento

Confira as técnicas de vendas especializadas para lojas de materiais de construção!

Publicado em 08/03/2018Revestimento de fachadas: confira 4 dicas de conservação para ensinar aos seus clientes
Execução de um bom projeto auxilia até a conservação do revestimento de fachadasCréditos: Shutterstock

Revestimento de fachadas: confira 4 dicas de conservação para ensinar aos seus clientes

Manter a pintura em dia e não deixar fissuras tomarem grande proporção são ações importantes para a conservação da fachada

Por estarem expostas às intempéries, as fachadas prediais e de casas podem sofrer com o tempo, apresentando patologias e degradações como fissuras, trincas e, no caso de revestimentos de porcelanatos, perda de peças. Conservar o revestimento de fachadas não é tarefa simples, porém, o primeiro passo para isso é manter-se atento a situação da fachada e nunca se descuidar dela.

Para auxiliar seu cliente nesse procedimento, antes de tudo, orientá-lo quanto a compra de produtos de qualidade, como argamassas para assentamento, evitará que ele tenha problemas futuros com sua fachada.

 

Projeto

Para que os cuidados na conservação do revestimento de fachadas sejam mais assertivos, a dica principal é que desde o projeto sejam utilizados os melhores materiais, para que não ocorram tantas degradações ao longo do tempo. A NBR 13755:2017 – Revestimentos cerâmicos de fachadas e paredes externas com utilização de argamassa colante – Projeto, execução, inspeção e aceitação – Procedimento, realizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), aponta algumas dicas de aplicação que interferem no resultado final do revestimento de fachada.

Com relação à inspeção do trabalho, é preciso verificar o consumo das argamassas dentro do prazo máximo declarado pelo fabricante; a superfície a ser revestida; a mistura da argamassa colante; a execução do revestimento, verificando as dimensões das juntas; o tempo decorrido entre a aplicação da argamassa colante e o assentamento das placas cerâmicas; entre outros pontos.

Ainda no projeto, se possível, é interessante executar um beiral de proteção acima da fachada. Esse beiral funcionará como uma aba e diminuirá a exposição da mesma aos raios solares e chuvas.

 

Confira 4 dicas para conservar o revestimento de fachadas:

Mantenha a pintura em dia: Um dos revestimentos menos resistentes e duráveis é a pintura. Dessa forma, é preciso ter cuidado redobrado com o material mais exposto, no caso, a tinta. Deve-se pintar regularmente a superfície plana a fim de conservar a sua qualidade. As chuvas e a exposição ao sol ao longo do tempo podem criar dilatações, por isso, é importante se atentar a esse cuidado e sempre realizar a manutenção.

Repare fissuras e trincas: Um dos problemas que mais ocorre nos casos de revestimento de fachadas são as fissuras ou trincas que surgem com o tempo. “Quando essas trincas e fissuras aparecerem não tem outra alternativa, senão corrigir isso. Dependendo do tipo da trinca é preciso fazer uma emenda com ferragem. Se for uma trinca estrutural, quer dizer, se trincou a alvenaria, se torna um problema da estrutura e, consequentemente, da massa, aí requer um reforço estrutural para a trinca não continuar andando”, explica Alexandre Mariutti, diretor da Construtora Sequência. Nos casos em que as fissuras forem apresentadas, é preciso repará-las imediatamente.

Assente as peças em cerâmica com argamassas de qualidade: Na maioria dos casos, quando o revestimento de fachadas for composto por porcelanato, o que pode ocorrer é a perda de peças com o decorrer do tempo. É importante consultar um especialista, como arquiteto, para verificar se o problema é de posicionamento e pode atingir mais peças ou se é possível reparar apenas as cerâmicas perdidas.

Cuide das fachadas de madeira: No caso de fachadas de madeira que recebem uma grande incidência de raios solares, é necessário um cuidado maior do que o já recomendado. Conforme alerta a engenheira civil Mariana Ribeiro, da Toctao Engenharia, o sol pode ocasionar na perda do brilho e no ressecamento da madeira, trincas e outros danos. É necessário realizar a limpeza periódica – recomenda-se uma vez ao ano -, utilizando produtos apropriados.

 

A argamassa projetada é considerada uma alternativa moderna e eficaz quando comparada a aplicação chapada à mão. Confira mais informações sobre esse produto. 

Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Dicas para melhorar seus lucros com as vendas de cimento

Baixe o e-book gratuito e descubra todas as técnicas especializadas para alavancar suas vendas de cimento!

Mapa da Obra - E-book
X