Publicado em 22/09/2015

Monica Drucker desenvolve projeto em Marília

Conjunto Residencial Costa do Ipê aposta nos diferentes tons de cimento

O Residencial Costa do Ipê, em Marília, interior de São Paulo, era uma fazenda que foi loteada por investidor que queria construir um condomínio de cinco casas, de preço acessível, mas que tinham de trazer em sua arquitetura um toque especial. Entre os cinco arquitetos convidados para desenvolver projetos, estava Monica Drucker, do Drucker Arquitetos Associados, responsável pelo design da Casa Madrid – sustentável, muito ventilada e iluminada, e repleta de concreto aparente.

Para dar vazão total ao vento, refrescando interiores, e poder ocupar toda a largura do terreno, foi preciso abrir os ambientes para um pátio interior. Grandes vãos também foram abertos para a rua, com portas de correr piso-teto. Com arquitetura de proposta minimalista, a Casa Madrid tem uma sala de estar que é o elemento articulador entre áreas externas e internas, em materiais de fácil e rápida execução. A escolha dos materiais também levou em conta a possibilidade local do fornecimento, já que mais sustentável e barato – nada veio de outras localidades.

Monica Drucker Arquitetos Associados: conforto térmico e iluminação

A fachada frontal foi desenhada como uma mesa, em concreto armado aparente, com vigas perimetrais expostas, delgadas e elegantes. O destaque é uma parede de concreto perfurada que dá privacidade à cozinha, voltada para o lado da rua. Os furos puderam ser executados durante a concretagem da parede, com tubos de PVC, e servem como pequenas janelas, em aros de alumínio com vidro basculante, desenhadas pela própria arquiteta Monica Drucker, e feitas por encomenda.

Para enfatizar ainda mais o conforto térmico, um sistema de lajes nervuradas protendidas “recheadas” com grossas placas de EPS (isopor) fizeram a cobertura desta casa térrea, de 137 m² de área construída, e máximo aproveitamento da área verde do terreno. “O ar condicionado foi dispensado; só os dormitórios receberam ventiladores de teto, para as noites mais abafadas”, conclui Drucker, que também providenciou o design de toda a marcenaria para sala, cozinha e dormitórios.

É fundamental utilizar o tipo de argamassa correto para o assentamento de revestimentos cerâmicos para evitar patologiasBotão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X