Publicado em 22/04/2013Projeto deve considerar zoneamento e leis municipais

Projeto deve considerar zoneamento e leis municipais

Legislação municipal de zoneamento orienta profissionais para os limites da reforma

Além do cálculo do novo número de cômodos, uma reforma poderá exigir avaliação estrutural da residência, estudo de solos e até reforços das fundações – e a leitura atenta da legislação municipal que rege o zoneamento do bairro. Para tanto, é importante a contratação de profissional capacitado. Não pode faltar um arquiteto na equipe, contratado para desenvolver projeto funcional e criativo, prevendo todas as necessidades da família e as adaptações de instalações hidráulicas e elétricas.

Para ter um bom resultado, vai ser preciso pensar em segurança na obra e calcular gastos, para evitar desperdício de materiais e geração excessiva de entulho.

Se for construir um novo pavimento, fundações e estruturas devem ter dimensões suficientes para suportar a nova carga. Para esta avaliação, consulte um engenheiro de estruturas: ele poderá dizer se vai ser necessário reforçar pilares e vigas com jatos de concreto, ou ainda calcular elementos estruturais adicionais.

Nada, no entanto, poderá ser desenvolvido antes de consultar a legislação municipal, para atender aos limites dos recuos em relação a casas vizinhas e vias públicas.

Destinação de resíduos da obra também deve seguir leis e planos municipais

Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X