Publicado em 22/08/2017Placas de concreto aparecem como opção para calçadas
No concreto das placas são utilizados vários tipos de pedras, como por exemplo basalto, arenito, mármore, quartzo, granito, seixo rolado e até pedras semipreciosas.

Placas de concreto aparecem como opção para calçadas

O programa Soluções para Cidades, da ABCP, fez um levantamento sobre placas de concreto

O Programa Soluções para Cidades, da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), fez um levantamento importante sobre placas de concreto. Aliás, o uso de placas de concreto em calçadas urbanas é recente no Brasil.

O primeiro registro de um sistema construtivo de calçadas de placas de concreto removíveis foi a proposta de um grupo de empresas e profissionais, liderado pelo arquiteto José Magalhães, constituindo uma das quatro alternativas oferecidas para a votação popular na escolha da nova calçada da avenida Paulista, em São Paulo, em 2002.

A partir daí as placas já foram utilizadas com sucesso em diversos outros locais, em obras emblemáticas, como a reurbanização da rua Amauri, e de algumas ruas no bairro da Vila Olímpia, e a maioria dos bairros de São Paulo e Curitiba.

As placas de concreto são fabricadas em diversas cores e texturas, adequando-se a cada tipo de projeto. No concreto das placas são utilizados vários tipos de pedras, como por exemplo basalto, arenito e até mesmo rejeitos de mármore, quartzo, granito, seixo rolado e pedras semipreciosas.

Para expandir o conhecimento sobre placas de concreto e difundir seu uso, o programa Soluções para Cidades desenvolveu um manual no qual estão definidos todos os parâmetros necessários para se utilizar placas de concreto em passeios e calçadas urbanas, como normas técnicas, especificações, exemplos de uso e até mesmo como projetar e executar o piso.

 

Benefícios

Por serem pré-fabricadas, as placas de concreto já chegam prontas para o uso na obra. Sua instalação é muito fácil, demandando apenas mão-de-obra capacitada. A manutenção também é simples: pode ser feita de forma localizada, retirando apenas as placas danificadas.

A superfície regular das placas proporcionam conforto ao caminhar e facilitam o uso de cadeiras de rodas ou carrinhos. Sua superfície é antiderrapante passando segurança aos pedestres, mesmo em condições de piso molhado. Além de tudo isso, a manutenção é extremamente ágil, sendo que para placas assentadas no sistema aderido, deve-se aguardar a cura por 24 horas e para as placas assentadas no sistema flutuante, a liberação é imediata.

Clique aqui e faça o download do Manual.

 

Outra solução muito utilizada em calçadas é o piso intertravado. A opção de pavimento se mostra segura, econômica e durável.

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X