Publicado em 21/01/2014Madeira no telhado

Madeira no telhado

Usá-la requer respeito a
normas técnicas e ambientais
de preservação de espécies

O madeiramento de telhado é composto por trama e amarração – sistemas que devem ser construídos com madeira legal seca, cortada em peças retas, por motivos de segurança, qualidade e durabilidade da estrutura.

“A madeira deve ter sido colhida há pelo menos um ano; estar livre de carunchos e brocas (pragas típicas da madeira), nós ou fendas. A mão de obra qualificada evita problemas futuros de estabilidade estrutural, retrabalhos, desperdício de material, e reduz as chances de haver goteiras”, explica Osvaldo Pereira, da Global Telhados.

Há espécies de madeira que podem ser utilizadas na construção de telhados, e outras que são proibidas. A NBR 7.190/2011, norma técnica da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), dispõe que peroba rosa e pinho do Paraná, por exemplo, devem ser substituídas. “Existem poucas dessas árvores na reserva, e por isso são preservadas”, exemplifica Pereira.

De acordo com o técnico, a madeira utilizada tem sido o paraju, recomendado por sua resistência e disponibilidade comercial. A maçaranduba também é estruturalmente forte, resiste ao ataque de cupins, mas é um material duro, exigindo furadeiras especiais para fixação da estrutura.

O angelim, a cupiúba e o angelim-vermelho têm ótimas características físico-mecânicas para estruturar telhados, porém seu cheiro é muito forte, e precisam ser curadas com óleo de linhaça. Utilizam-se também o mogno e a garapeira, não muito comuns no mercado brasileiro e, portanto, de preço mais elevado.

Por dentro da estrutura do madeiramento de telhado

A amarração “amarra”: reúne elementos estruturais da cobertura, sendo composta por ripas, caibros e terças. Para apoiar, segurar e fixar as telhas, devem ser usadas ripas de secção 1,5 cm x 5 cm e 2,5 cm x 5 cm. Já os caibros mais comuns têm bitola 5 cm x 6 cm que, distanciados 50 cm uns dos outros, servem para apoiar e fixar as ripas. Terças são instaladas a cada dois metros, e fixam, por sua vez, os caibros.

Tesouras complementam o madeiramento. São montadas com encaixes e parafusos, e são fundamentais para sustentar toda a estrutura do telhado, telhas e outros artefatos, como caixas d´água e placas de aquecimento solar para água.

Você conhece os cobogós? Eles cumprem três funções principais num projeto arquitetônico. Saiba mais.

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X