Votorantim Cimentos
Publicado em 29/06/2018InovaDay da Construção debate tendências da construção sustentável
Evento ocorreu na sede do SindusCon-SP e contou com apresentações do GBC, LG Electronics, Accor e ComgásCréditos: Flavio Guarnieri

InovaDay da Construção debate tendências da construção sustentável

Evento que ocorreu no SindusCon-SP trouxe cases apresentados pelo Green Building além de questões sobre climatização

A necessidade de criar soluções construtivas que promovam sustentabilidade no canteiro de obras e de implementar metodologias responsivas para os imóveis, que não gerem impactos negativos para o meio ambiente durante o dia a dia do proprietário, foi tema do InovaDay da Construção realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com a LG Electronics.

No dia 6 de junho, na sede do sindicato, foram apresentadas palestras do Green Building Council, da Comgás, da LG Electronics e da Accor. O Panorama da construção sustentável no Brasil e no mundo foi tema da palestra da Maíra Macedo, do Green Building Council. As soluções a gás natural para o mercado imobiliário foi a apresentação levada por Pedro Mendes e Rodrigo Barbosa, da Comgás.

Já Daniel Fraianeli, da LG Electronics, falou sobre Climatização: muito além do que você imagina Já, no período da tarde, Paulo Mancio da Accor falou sobre o Hotel do amanhã.  A LG Electronics, com Raimundo Ribeiro, fez uma nova apresentação sobre a tendência do mercado de ar condicionado. Por final, foi realizado um painel de debates com a LG Electronics, o GBC, a Comgás, Accor e a Tecnisa Engenharia.

Certificado GBC Zero Energy

Um dos pontos mais importantes evidenciados nas apresentações foi a necessidade de aumentar a eficiência energética. Pensando nisso, o Green Building Council levou cases e explicou a funcionalidade da Certificação GBC Brasil Zero Energy. Essa ferramenta busca equilibrar o consumo e a geração de energia em edificações.

O edifício que for Net Zero Energy Building tem comprovado que o consumo de energia que ocorreu na edificação durante sua operação no ano se igualou a zero por conta de uma combinação de alta eficiência energética e geração de energia por fontes renováveis.

“Essa ferramenta traz uma série de requisitos que precisam ser cumpridos e é bem objetiva porque vai olhar o balanço energético zero. Ou seja, tudo que foi consumido de energia naquela construção vai ser zerado por meio de geração de energia por fontes renováveis”, explica Maíra Macedo, representante da entidade.

O Green Building Council já possui 17 projetos pilotos em cinco estados do Brasil. Sendo alguns deles: Escritório de engenharia da RAC Engenharia, em Curitiba (PR); Creche municipal de Assis, em Florianópolis (SC); Centro de Inovação e Construção Sustentável da USP, em São Paulo (SP); Projeto Lar Verde Lar, em Governador Valadares (MG); SindusCon-PR, em Curitiba (PR); entre outros.

InovaDay – Saúde e bem-estar

Edifícios com conforto térmico e acústico são importantes até mesmo para aumentar a produtividade dos trabalhadores – foi um dos pontos evidenciados pelo InovaDay da Construção. Um local com melhor ambiente de trabalho, com ar condicionado com boa filtragem, que evite a entrada de ar poluído e garanta a circulação e renovação do ar, é responsável por auxiliar na qualidade de vida e na saúde dos trabalhadores que ali estão.

Ou seja, quanto melhor for o seu local de trabalho, pensando na qualidade energética e sustentável, melhor será a saúde do seu trabalhador e isso deve diminuir o índice de absenteísmo na sua empresa.

A LG Electronics levou soluções de ar condicionado que correspondem às necessidades de atendimento às certificações como o selo LEED. Além disso, a Comgás levou soluções a gás natural que podem atender, inclusive, os canteiros de obras realizando aquecimento.

Sustentabilidade não é a única tendência. Automação residencial também faz parte das novas construções. 

Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X