Publicado em 08/01/2018Fôrmas de concreto otimizam construções em série
Preenchimento de fôrmas com concreto reduz tempo de obra e exige planejamento.

Fôrmas de concreto otimizam construções em série

Utilizar o concreto correto, como o autoadensável, é fundamental para a obter resultados satisfatórios na construção em série

Entre os mais modernos sistemas aplicados em obras habitacionais está a construção em série feita a partir de fôrmas de concreto, que hoje atende a grande demanda do setor público devido ao plano de habitação do governo voltado à moradia popular.

O sistema permite a execução de edificações térreas ou de andares múltiplos com significativa redução de prazo de execução e de mão de obra. Esses novos modelos vão desde a utilização de fôrmas de concreto para fundações, pilares, vigas, lajes, paredes, telhas até a execução de cômodos inteiros.

Rapidez e agilidade com fôrmas de concreto

Com o sistema, é possível finalizar a estrutura de um edifício de 30 pavimentos em um mês. E o processo mecânico de preenchimento de fôrmas de concreto metálicas é realizado por modernos equipamentos, o que dispensa boa parte da mão de obra empregada no sistema convencional, explica José Márcio Barbosa, gerente de construção em série da Engemix, Negócio de Concreto da Votorantim Cimentos.

Mas a conquista desses benefícios depende de alguns aspectos relacionados à gestão da obra e ao tipo de concreto utilizado. O serviço oferecido pelo fornecedor de concreto exige logística de alta qualidade, que cumpra um rígido cronograma diário.

A desinforma é realizada em períodos curtos e em horários específicos. Caso a sequência seja rompida, não será possível retomar o processo. O atraso ou reprogramação comprometem seriamente o sistema, podendo anular seus benefícios, afirma o gerente.

Concreto autoadensável

Além de planejamento e a disponibilidade de frota de betoneiras e equipamentos para cumpri-lo com precisão, a Engemix indica como o melhor concreto para as construções em série o tipo autoadensável (CAA), que pode ser moldado em fôrmas, preenchendo cada espaço vazio através, exclusivamente, de seu peso próprio. Além de possuir alto desempenho, ele elimina o uso de vibradores e de mão de obra utilizada nesse serviço, atingindo melhores resultados em facilidade de execução e qualidade.

O concreto autoadensável pode tanto ser moldado in loco como aplicado na indústria de pré-moldados. Também é dosado no canteiro de obras, ou em centrais de concreto, e depois transportado em caminhões-betoneira para as construções. Pode ser lançado com bombas de concreto, por gruas ou simplesmente espalhado.

Conheça o concreto autoadensável da Engemix aqui.

Quer otimizar ainda mais o tempo de suas obras? Então conheça o Sistema Matrix de argamassa pronta, que garante grande rendimento e produtividade!Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X