
Descubra todas as características do cimento
Ao contrário do que dizem, a cor do cimento não revela sua resistência; desvende os mitos sobre o material
É comum ouvir dizer por aí que a cor do cimento influencia na sua qualidade e que cimento mais claro é mais fraco. Trata-se de um dos grandes mitos sobre as características do cimento. A resistência do produto não depende da cor. A coloração depende das matérias-primas usadas na fabricação e que são encontradas na natureza, por isso as cores podem variar. O importante não é a cor, mas a qualidade das matérias-primas, dos equipamentos industriais e o controle dos processos de fabricação. Por isso, escolha sempre uma marca de confiança.
Conheça outras características do cimento bem importantes:
- O prazo de validade escrito na embalagem deve ser respeitado sempre. Ele nunca é superior a três meses;
- O número em algarismo romano (II, III ou IV) que vem junto com a sigla CP (Cimento Portland) indica apenas o tipo de cimento e as aplicações indicadas e não a resistência;
- Caso o cimento esteja empedrado, ele não pode ser usado. Não adianta peneirar;
- Nunca deve ser usado açúcar na argamassa para retardar a pega. Aqui, é um caso de segurança. O açúcar acaba com a liga da argamassa e a obra pode ruir. A água misturada na argamassa deve ser limpa, sem sais, ácidos, óleos e material orgânico, como restos de vegetação;
- A argamassa deve ser usada até duas horas depois de preparada. Neste tempo o cimento começa a reagir com a água. Nunca use argamassa amanhecida acrescentado água.
Não escolha o seu fornecedor de cimento apenas pelo preço! Em tempos de crise, é natural buscar o melhor valor do mercado, porém pensar somente no custo pode não ser benéfico para o seu negócio.