Publicado em 05/05/2015Dentro das vergas

Dentro das vergas

Em portas e janelas, elas recebem concreto armado, graute ou microconcreto

Vergas e contravergas são elementos acessórios indispensáveis à construção. Utilizadas no topo ou na base de portas e janelas, distribuem as cargas da alvenaria e evitam que a estrutura trinque ou ceda – por isso, precisam ser bem executadas.

Normalmente de concreto armado, podem ser pré-fabricadas ou moldadas em loco, com o auxílio de fôrmas. Há também a opção de executá-las em blocos-canaleta, mas neste caso, ultrapassam a extensão de cada lado do vão, em 20% ou 25% de seu comprimento.
“O ideal é que percorram todo o vão, transpassando, em cada lado, um terço do seu comprimento total”, confirma Carlos Eduardo Machado de Oliveira, instrutor de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Blocos do tipo canaleta são indicados para vãos de até dois metros. Já as vergas e contravergas de concreto armado são usadas para medidas maiores.

Preenchê-las também requer conhecimento específico: “Podem ser usados o próprio concreto armado, o graute ou o chamado microconcreto, que tem aspecto parecido com o da argamassa”, ensina o professor. A escolha por um ou outro material dependerá da exigência de cada projeto – é o projetista de alvenarias, ou o engenheiro de obra quem especifica seu preenchimento.

O concreto armado é o preenchimento mais comum e barato, quando há fôrmas de madeira à disposição. Já o graute, material mais nobre composto de cimento, brita zero (pedrisco) e aditivos, serve para os blocos-canaleta. Apesar de mais caro, quando comparado ao concreto virado na obra, a vantagem do graute é que tem resistência maior. “Se o concreto for usinado, no entanto, a resistência é a mesma”, compara Oliveira.

Por fim, o microconcreto é considerado superior ao graute – e também o mais caro de todos. “Ele não usa agregado graúdo. Trata-se de um cimento com diferentes granulometrias de areia. Isso o torna mais fino e lhe confere um aspecto similar ao de uma argamassa. É usado onde há chapas de concreto, em construções pré-moldadas”, conclui o técnico e professor do SENAI.

Chapas de concreto possuem malha de aço em seu interior, e por isso, se forem preenchidas com graute, onde os agregados são maiores, terá falhas de preenchimento – o que não ocorre quando se preenche vergas e contravergas com o microconcreto.

Utilização de cimentos com diferentes resistências chega para realizar aplicações mais adequadas

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X