Publicado em 28/10/2014Customização: os tipos de concreto

Customização: os tipos de concreto

Concreto customizado privilegia necessidades específicas de cada obra, em milhares de traços

São apenas cinco tipos diferentes de cimento, e não mais do que 20 outros de argamassa, para menos de uma dezena de aplicações variadas. Já o concreto, muito mais versátil, é um material que conta com centenas de milhares de fórmulas e traços, desenvolvidos a partir das mais diversas demandas. Segundo o engenheiro Luiz Brito, da Votorantim Cimentos, só numa das centrais da Engemix, há mais de três mil produtos diferentes em concreto. “A necessidade de customizar está muito ligada ao uso dos tipos de concreto”, justifica.

As alterações num traço, ainda que sutis, levam à criação de uma nova mistura. “Funciona mais ou menos como aquelas tintas personalizáveis: você coloca um pouco mais de verde, e faz uma nova cor – mas continua sendo tinta”, compara.
Assim, seja para fundações submersas, grandes pontes ou para executar uma calçada, o produto é sempre concreto.

Como vou aplicar?
A customização relaciona-se também à técnica de aplicação – não apenas ao uso específico no projeto. Se o canteiro tem uma distância muito grande entre o local de aplicação e o ponto onde o caminhão-betoneira está parado, é preciso dosar o concreto, quando for bombeável, para que consiga vencer toda essa distância.

Se o uso pede um endurecimento mais rápido da mistura, para liberar pavimentos ou para conter um talude ou um túnel, a dosagem já muda, e assim a concretagem pode ser feita de forma mais ágil. A cada necessidade, é um novo produto.

Para personalizar, no entanto, é preciso atuar em parceria com o cliente, diz Brito. “O nosso departamento comercial filtra suas necessidades porque, muitas vezes, nem mesmo o cliente sabe dizer o que precisa”, revela.

É decifrando a demanda que o comercial verifica se há produtos já prontos disponíveis para entrega. Caso contrário, a bola é passada para o departamento técnico da Votorantim. Em caso de pedido totalmente novo, o laboratório vai desenvolver um traço próprio. “Isso pode levar dois dias, ou até dois meses. Depende da complexidade e do grau de inovação do produto”, explica Brito.

Produtos 100% customizados têm custo mais elevado que os tipos de concreto convencionais, mas acabam sendo fator global de economia para o cliente, com ganhos em velocidade de execução e resistência do concreto, a compensar o adicional nos preços.

Brito exemplifica com o caso da construção de uma sala para exames de raios-X, onde paredes precisam ser protegidas por chumbo, ou serem executadas em concreto pesado. Embora esse concreto seja mais caro, seu custo final ainda é menor que o do chumbo, e se torna irrisório, quando se considera o risco da exposição direta de pessoas aos raios-X.

Foto: Marcelo Scandaroli

Concreto ecológico, produzido a partir do aproveitamento de alguns resíduos, reduz impactos ambientais

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X