Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Sistema Matrix: a solução de fornecimento em grande escala

Baixe o e-book grátis e aumente seus lucros!

Publicado em 03/01/2018Crie um cronograma para serviços de construção civil
Documento escrito registra serviços, preços e o cronograma de entrega das etapas da obra.Créditos: Shutterstock

Crie um cronograma para serviços de construção civil

Um cronograma especificando todos os serviços da construção auxilia a controlar os prazos e evitar atrasos na obra

Não importa se grande ou pequena, planejar uma reforma ou o início de uma obra exige cuidados que evitam dores de cabeça, a começar pelo ato da contratação de serviços de construção civil, como a mão de obra, por exemplo. Um contrato escrito, com todos os detalhes sobre o serviço a ser executado, forma de pagamento e prazos de entrega deixam claro quais são os direitos e os deveres de cada uma das partes no negócio.
O cronograma de serviços é considerado uma peça-chave, é nele que você lista todas as atividades necessárias para que o projeto se concretize, tanto dos serviços de construção civil com a mão de obra quanto do recebimento de materiais de diferentes fornecedores. Com o cronograma em mãos você sabe exatamente como se planejar, tanto para as atividades listadas, como também para aquelas que não foram planejadas, mas que podem surgir.

O importante para que os prazos sejam cumpridos, é conhecer bem o seus fornecedores, assim como fazer um contrato com a mão de obra contratada, principalmente se esses forem profissionais liberais.

Considere a disponibilidade dos fornecedores

Bons fornecedores de materiais de construção oferecem produtos com o melhor preço, dentro do prazo e exatamente como foi pedido pelo cliente, além de reduzir custos e desenvolver produtos ainda melhores. A relação ideal cliente x fornecedor deve evoluir para um status de confiança recíproca, um modelo que vem sendo chamado de comakership.

  • Tenha uma relação sincera e verdadeira com seus fornecedores.
  • Compartilhe suas necessidades, expectativas, problemas e medos desde o primeiro contato com eles
  • Mostre a importância deles no processo da sua empresa.
  • Defina em conjunto os critérios de qualidade para um bom fornecimento.
  • Mantenha-se informado sobre o que ficou estabelecido pelas duas partes e aja com objetividade.
  • Dê retorno constante sobre o que está percebendo, tanto positivo quanto negativo

A Votorantim Cimentos, por exemplo, exige que os fornecedores atuem de forma ética, responsável e segura. Os parceiros conhecem  os valores da empresa e têm atuação compatível com os princípios do Código de Conduta.

Elabore um contrato para a mão de obra

“A simples formalidade, muitas vezes, é encarada como burocracia, mas vai ser fundamental caso o consumidor necessite exigir algo que não foi cumprido”, avalia Fátima Lemos, assessora da Diretoria de Atendimento do Serviço de Proteção ao Consumidor de São Paulo (Procon-SP). O documento pode ser simples e escrito pelo próprio dono da obra, sem a necessidade de auxílio jurídico ou reconhecimento de firmas, constando os dados de ambas as partes: nome, registro de identidade, número de Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), endereço e, no caso de empresas, o número de Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).

É muito comum haver problemas com o trabalho incompleto ou insatisfatório de pedreiros autônomos e empreiteiros. “No caso de ter de se queixar ao serviço de proteção ao consumidor, o contrato auxilia na comprovação do acordado”, relembra Fátima. Outros documentos comprobatórios, como fotos de distintas fases da obra, e-mails trocados com o prestador do serviço e todos os recibos de pagamentos efetuados serão provas a favor do consumidor.

O contrato de serviços de construção civil deve conter:

  • Quais serviços de construção civil serão executados.
  • Os materiais a usar (dimensões, marcas e outras especificações técnicas).
  • Composição da equipe de trabalho.
  • Valores fixados.
  • Pagamento parcelado vinculado (ou não) à entrega do serviço.
  • Horários de trabalho e cronogramas de entrega.

 

Para, além de cumprir prazos, oferecer materiais da melhor qualidade, confira quais os cuidados necessários com o transporte de concreto.Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Novo e-Book

Sistema Matrix:
a solução de fornecimento
em grande escala que
vai aumentar seus lucros

Mapa da Obra - E-book
X