Publicado em 27/02/2013Conheça as vantagens de telhados verdes

Conheça as vantagens de telhados verdes

Tendência ajuda a reduzir temperaturas internas e diminui escoamento de água pluvial

Em tempos de aquecimento global, os sistemas construtivos sustentáveis ganham cada vez mais espaço em grandes e até em pequenas obras. Dentre eles estão os telhados verdes, uma alternativa que já faz parte dos itens que garantem requinte e bem-estar a imóveis em países da Europa e nos Estados Unidos. Isso porque a técnica alia paisagismo e redução de temperaturas internas das edificações, além de auxiliar na qualidade do ar e reduzir o escoamento de águas pluviais para as vias públicas. Outro benefício, de acordo com pesquisa do Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, é que o uso em larga escala dessa tecnologia poderia reduzir em até 2ºC a temperatura nas grandes cidades.

Segundo Ricardo Cardim, botânico e consultor de biodiversidade, a cobertura verde pode e deve tornar-se um espaço de contemplação e descanso para os usuários, uma espécie de varanda comunitária, de jardim suspenso. A cobertura verde vem suprir, de alguma forma, o espaço perdido das áreas verdes com construção.

Esse paisagismo deve levar as pessoas a experienciar cheiros, cores, texturas, umidade, sombra, tranquilidade e redescobrir o próprio bioma local, ao privilegiar as espécies nativas regionais. Quanto à técnica de impermeabilização, a arquiteta Alessandra Caiado, consultora de sustentabilidade do CTE (Centro de Tecnologia de Edificações), explica que a execução exige planejar uma impermeabilização para laje da mesma forma como seria feito independente da vegetação na cobertura. E prever ponto de água para irrigação, de preferência automatizada, para aí sim economizar água e manter a cobertura viva.

Diferente do que se imagina, a umidade do sistema de cobertura verde protege a laje contra dilatações e previne infiltrações, explica. A busca pelas certificações de edifícios sustentáveis, como Leed – Leadership in Energy and Environmental Design-, conferida pelo United States Green Building Aqua, e concedida pela Fundação Vanzolini, deve aumentar a demanda pela tecnologia. O que já mobiliza as empresas especializadas, de acordo com a arquiteta: Hoje podemos falar que chegamos a um estágio tecnológico maduro, com diversas empresas trabalhando especificamente telhados verdes.

Ministério do Meio Ambiente disponibiliza cartilha com orientações para sustentabilidade na construção civil.Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X