Publicado em 22/04/2014Caminhão-betoneira: o que precisa ser checado?

Caminhão-betoneira: o que precisa ser checado?

Técnico responsável deve receber caminhão-betoneira e conferir documentos da entrega

Ao chegar o caminhão-betoneira no canteiro de obras, a primeira coisa a fazer é chamar um técnico responsável pelo recebimento do material, para conferir a documentação de entrega. Segundo o engenheiro Rubens Curti, especialista em concreto da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), no documento deve constar o nome do cliente, endereço da obra e a descrição do concreto recebido: sua resistência, abatimento (slump) e diâmetro máximo do agregado (brita 1 ou brita 0).

Antes de iniciar a descarga, é preciso certificar-se de que a descrição do material corresponde ao solicitado no pedido. Também é indicado conferir o lacre da bica de descarga, antes que seja rompido. Se houver alguma divergência nas informações, não receba o material do caminhão-betoneira. “O técnico deve ter conhecimento mínimo para fazer um ensaio de recepção do concreto, que verifica se tem a consistência desejada e se não ultrapassou o abatimento (slump) nem o espalhamento (flow) limites especificados no documento de entrega”, explica Curti.

É comum ter de completar a betoneira com um pouco de água. Depois, ela roda por aproximadamente cinco minutos, para misturar bem. O bom uso do concreto pede plano prévio de concretagem, que leva em conta o tipo de mistura, a geometria das fôrmas, o espaço livre no canteiro para execução de serviços e o cronograma de obras.

É essencial que todo o concreto recebido esteja dentro das fôrmas em no máximo duas horas e meia (150 minutos) após a primeira adição de água à central dosadora. Se passar mais tempo, o material, inutilizado, terá de ser descartado.

Para conhecer melhor a Engemix, serviços concreto da Votorantim Cimentos, não deixe de acessar o site.

Com qualidade de produção rigorosamente controlada, pré-fabricados de concreto pedem cimento Votoran Obras Especiais Industrial

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X