Publicado em 01/10/2013Bisnaga de argamassa aumenta produtividade
Créditos: Foto: Tecno Logys/Divulgação

Bisnaga de argamassa aumenta produtividade

Uso de bisnaga no assentamento de blocos aumenta produtividade, mas requer mão de obra treinada

Aumentar a produtividade e reduzir o desperdício de materiais são grandes desafios da construção civil. No que diz respeito à alvenaria estrutural, é o assentamento dos blocos de concreto que pode ser racionalizado, e um dos métodos é substituir a colher de pedreiro por uma bisnaga de argamassa.

Ao adotar o procedimento em seus canteiros, a Construtora Rôgga, de Santa Catarina, alcançou uma economia de mais de 60% no volume de argamassa empregada (em relação à quantidade necessária para aplicação com colher de pedreiro). A empresa recebeu auxílio do professor Fernando Henrique Sabbatini, da Politécnica da USP, também diretor da FHS Consultoria e Engenharia. A técnica possibilita aumentar a produtividade na obra em até 50%, sem contar a eliminação de todo o desperdício de argamassas – o que tem impacto mais que relevante sobre custos.

O professor diz que com apenas um único deslocamento para abastecer a bisnaga de argamassa assentam-se 10 blocos, em fiadas niveladas, sempre com a mesma quantidade de material ao longo das fiadas. Enquanto a bisnaga alcança produtividade de 40 m²/dia de alvenaria pronta, a técnica tradicional, com colher de pedreiro, não ultrapassa os 25 m²/dia.

Uso da bisnaga de argamassa: passos importantes

Para o bom desempenho do método, é fundamental compor três elementos básicos: traço correto da argamassa, definido em projeto de acordo com a especificação dos materiais utilizados; adotar a bisnaga específica, desenvolvida para este tipo de aplicação, e treinar profissionais do canteiro de obra para seu uso. De acordo com o engenheiro Valério Dornelles, presidente da Tecno Logys (empresa especializada na técnica), o desafio está em atingir plasticidade suficiente da argamassa para que o material deslize na bisnaga, com retenção de água adequada para espalhar o material em uma fiada completa de blocos, sem que ele seque muito rápido.

Para informações sobre o traço certo e a cura da argamassa, bem como a disponibilidade e contratação de cursos, é preciso contatar a Tecno Logys. As Argamassas Matrix da Votorantim Cimentos são indicadas pra esta aplicação. Conheça a linha completa no Mapa da Obra.

Liga Para Massa Itaú: Melhor Escolha Para O Preparo De Argamassa De Reboco E Blocos De Alvenaria

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X