Publicado em 03/11/2015Compre do Pequeno

Compre do Pequeno

Campanha Compre do Pequeno, do Sebrae, incentiva consumidor a comprar das pequenas empresas

O Sebrae começou em maio a campanha Compre do Pequeno, ação que valoriza as mais de 10 milhões de pequenas empresas brasileiras e incentiva o consumidor a privilegiar estabelecimentos de menor porte na hora de fazer suas compras. Para a campanha, foi criado um site que serve como grande diretório de pequenas empresas cadastradas, onde são informados endereço, links e outros dados essenciais ao consumidor.

A ideia é que empresários se cadastrem no Compre do Pequeno e estampem, na porta de seus estabelecimentos, a mensagem de que participam desse movimento. Assim, consumidores poderão optar pelo local e ajudar a fortalecer a economia brasileira. Segundo o Sebrae, micro e pequenos negócios correspondem a mais de 95% do total de empresas no paí, são responsáveis por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 52% do total de empregos com carteira assinada – são mais de 17 milhões de vagas formais).

Também está disponível no site do movimento um gerador de campanha digital, em que é possível criar uma peça publicitária com o logo da pequena empresa inscrita, para divulgação nas redes sociais. O revendedor ainda pode baixar arquivos PDF com uma arte-ilustração para confeccionar camisetas, bonés, balões, adesivos para vitrines, canetas, carimbos, ecobags, etiquetas de preço e pen drive.

Além de usar a ferramenta como um veículo de marketing, depois de cadastrado, o empreendedor também tem acesso a cursos on-line oferecidos pelo Sebrae e à agenda de outras ações que complementam o movimento. O consumidor, por sua vez, não só encontra uma lista de lojas e estabelecimentos com dados e localização necessários, como dispõe de geolocalizador que indica os pontos comerciais mais próximos, entre os cadastrados.

Por que comprar do pequeno?

Para o Sebrae, são cinco os principais motivos que levam o consumidor a aderir ao movimento: a micro e pequena empresa está mais perto de casa; é responsável por 52% dos empregos formais no país; o dinheiro gasto fica no bairro e colabora no desenvolvimento da comunidade local e, por fim, comprar do pequeno negócio é um ato transformador.

De 21 a 26 de setembro, durante uma Semana de Capacitação, foram realizados cerca de 270 mil atendimentos em todo o país, por meio de palestras, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente. O objetivo era preparar empreendedores para o 5 de outubro – data comemorativa e auge da campanha, o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa no Brasil. Embora a data comemorativa já tenha passado, a distribuição de adesivos e a busca de apoio para pequenas empresas continua. Não há data limite para fazer o cadastro.

Segundo o Sebrae Nacional, até 8 de outubro, 189 mil empresas haviam feito o cadastro no site do movimento, que conta com sete mil apoiadores. Só no dia 5 de outubro, mais de 56 milhões de pessoas compraram de micro e pequenos negócios, em todo o Brasil. “Este foi o primeiro ano do movimento, mas ele será permanente. Queremos que se transforme em uma data simbólica para o varejo.

Em apenas dois meses, desde que lançamos a ação, a adesão foi muito positiva. Os números devem crescer à medida que o Compre do Pequeno seja abraçado pela sociedade”, comemora o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. As redes sociais também tiveram importante participação na mobilização – a fanpage do movimento no Facebook somou quase 219 mil seguidores, tendo suas publicações diárias alcançado mais de 97 milhões de pessoas. Já o hotsite Compre do Pequeno Negócio recebeu mais de 6,4 milhões de visualizações em apenas 60 dias.

Veja como cadastrar, passo-a-passo, sua revenda de materiais de construção no Compre do Pequeno:

1 – Acesse o site e preencha o formulário em www.compredopequeno.com.br/empresario. É necessário localizar e clicar no botão “Inicie seu cadastro”;
2 – Preencha dados básicos da empresa, como nome fantasia, CNPJ e endereço. É possível marcar a opção “minha empresa é virtual”, se este for o caso, ou se o empresário preferir não deixar o endereço divulgado num mapa. Também dá para inserir site da loja, perfil no Facebook ou Instragram, além de palavras-chave que a associem, como “cimento”, “blocos de concreto” ou “argamassa”.
3 – Depois, escolha uma imagem de fundo para sua empresa – pode ser o logotipo, ou uma foto da fachada da revenda. Com o cadastro pronto, o lojista passa a ter um tipo de perfil no site do movimento, que fica disponível para consulta dos consumidores.

Preparar a parede com chapisco, emboço e reboco e utilizar as argamassas adequadas são algumas das dicas para garantir um bom acabamento com tinta, massa decorativa ou cerâmica. 

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