Votorantim Cimentos
Publicado em 25/07/2018Perfil de Obra: Residencial em Pernambuco que gera a própria energia
Obra do Minha Casa Minha Vida Entidades conta com placas fotovoltaicas para produção de energia na própria residênciaCréditos: Divulgação Cehab

Perfil de Obra: Residencial em Pernambuco que gera a própria energia

Obra do Minha Casa Minha Vida recebe placas fotovoltaicas e promove sustentabilidade no agreste

Transformar 248 unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida Entidades – FDS (Fundo de Desenvolvimento Social) em residências sustentáveis foi o desafio enfrentado pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), pela Universidade de Pernambuco (UPE) e pela Kyocera Solar (fornecedora de placas fotovoltaicas).

Com o auxílio dos professores da Escola de Engenharia da UPE que são responsáveis pela Policonsult (entidade habilitada para a realização da obra), o Residencial Jurema, que fica localizado na cidade de Bezerros, no agreste de Pernambuco, inseriu placas fotovoltaicas para produzir energia nas próprias habitações. Os professores da universidade passaram um ano estudando quais seriam as placas para a construção e por meio de análises que verificaram a qualidade dos materiais, escolheram a fornecida pela empresa japonesa Kyocera Solar.

Durante esse período, as residências foram construídas com estruturas de concreto armado e com fundações do tipo radier. Em paralelo, outro grupo de professores se responsabilizou pelo trabalho social que foi necessário realizar com os futuros proprietários das casas.

“Nós desenvolvemos um trabalho social com a comunidade do município, no momento de implementar a obra, que é o trabalho educativo de capacitação para que a comunidade saiba sustentar bem sua unidade habitacional”, explica Mirna Hélia Pimentel, docente de sociologia e meio ambiente da Universidade de Pernambuco (UPE). A docente explica que a última parte que está faltando para entregar o residencial é terminar a capacitação dos proprietários.

O trabalho gerou um impacto tão positivo para o estado que foi premiado nacionalmente com o Selo do Mérito na Categoria Especial 2018, concedido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação e Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

 

Placas fotovoltaicas

Uma das alternativas sustentáveis que mais tem se disseminado no mercado imobiliário é a implantação de painéis fotovoltaicos. O objetivo desse sistema é promover a captação de energia solar por meio de placas fotovoltaicas. Na prática, a energia solar captada sofre uma transformação dentro do sistema e é convertida no mesmo tipo de energia fornecida pela distribuidora – o que permite que o usuário a utilize em sua unidade residencial. Geralmente, o sistema é colocado nos telhados (visto que na edificação essa é a região de maior contato com a luz solar) aonde a captação da energia solar não se dá por meio do calor, mas sim, por meio da luz solar.

 

Minha Casa Minha Vida Entidades

Para atender as necessidades de habitação de uma parte da população de baixa renda nas áreas urbanas, o Governo Federal criou a modalidade dentro do programa Minha Casa Minha Vida Entidades. De acordo com o Manual do programa elaborado pela Caixa Econômica Federal, essa modalidade concede financiamento diretamente aos beneficiários (Pessoa Física) ou à Entidade Organizadora (Pessoa Jurídica), que reúne os beneficiários, utilizando recursos provenientes do Orçamento Geral da União (OGU), depositados no Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).

Ainda, de acordo com o manual, o MCMV Entidades deve atender famílias com renda bruta mensal de até R$ 1.800,00, admitindo-se até R$ 2.350,00 para até 10% das famílias atendidas em cada empreendimento.

No caso do Residencial Jurema, a entidade habilitada para realizar a obra foi a Policonsult, criada pelos professores da Universidade de Pernambuco sem fins lucrativos, que envolve todas as áreas de engenharia da instituição para atuar no âmbito habitacional.

 

Agora, saiba mais sobre as perspectivas do Minha Casa Minha Vida em 2018: http://www.mapadaobra.com.br/negocios/perspectivas-do-minha-casa-minha-vida-2018/

 

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X