Publicado em 03/03/2013NBR 15873: entenda a norma da construção modular

NBR 15873: entenda a norma da construção modular

Conheça a norma que faz parte das ações de incentivo à industrialização da construção civil

Em vigor há dois anos, a Norma de Coordenação Modular para Edificações, ABNT NBR 15873, faz parte das ações em apoio e incentivo à industrialização da construção civil. Segundo especialistas, a construção modular favorece a produtividade e a redução de custo de obras de grande volume como as de habitação popular.

Em entrevista ao Mapa da Obra, Inês Battagin, representante da Associação Brasileira de Concreto Portland na ABNT, fala sobre as vantagens da NBR 15873 e suas aplicações.

Mapa da Obra – Quais os benefícios da norma para a construção civil?
In̻s Battagin РAo reunir cerca de 25 normas t̩cnicas que tratavam da coordena̤̣o modular, a ABNT NBR 15873 vem ao encontro de anseios de industrializa̤̣o da constrṳ̣o civil, pois visa padronizar as dimens̵es de pe̤as, elementos e componentes de todos os produtos utilizados na constrṳ̣o de uma edifica̤̣o, de forma a evitar dificuldades de ajuste e retrabalho em obra.

Mapa da Obra РQuais suas principais defini̵̤es?
Inês Battagin – A norma estabelece que os espaços internos das edificações devam ser coordenados, horizontal e verticalmente, de forma a possibilitar o uso correto de todos os itens que compõem uma edificação. Ela define os termos para o perfeito entendimento dos princípios de coordenação e estabelece o módulo básico de coordenação, assim como seus submúltiplos. O módulo básico estabelecido é igual a 100 mm e toda a construção deve ter como base sua multiplicidade, ou seja, os espaços internos devem ter dimensões múltiplas de 100 mm. Os elementos ou o conjunto de elementos, já considerando os ajustes de coordenação (juntas ou espaços para fixação), também devem obedecer a essa regra. Ela inclui em seu texto diversos exemplos de aplicação, de forma a facilitar seu entendimento.

Mapa da Obra – Como a norma favorece a produtividade?
Inês Battagin – A construção de uma edificação compreende uma grande quantidade de itens, que vão desde os produtos básicos – estacas, blocos, telhas, elementos pré-fabricados estruturais ou não, esquadrias, pisos e outros – até elementos decorativos – painéis pré-fabricados de fachada, revestimentos internos diversos e itens de acabamento, que se multiplicam em função da demanda dos usuários, o que, a cada dia, torna mais complexo o processo construtivo. Se todas essas partes do edifício se encaixarem perfeitamente, o grande quebra-cabeças fica resolvido, pois evita-se improvisos no canteiro. Sem a necessidade de adequações dimensionais em obra, o ritmo da construção é mais rápido, e, portanto, o rendimento será melhor e o produto final ganha em qualidade e facilidade de manutenção.

Mais informações sobre a norma estão disponíveis aqui. A NBR 15873 pode ser adquirida diretamente pelo site da ABNT.

Conheça também a NBR 15575, Norma de Desempenho em Paredes de Blocos de Concreto.Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X