Publicado em 20/05/2014Inspeção de estruturas de concreto

Inspeção de estruturas de concreto

Nova norma exige profissionais certificados para inspeção de estruturas em concreto

Estruturas de concreto são feitas para durar por muitos anos. Para tanto, devem passar por inspeções e manutenções periódicas. A norma ABNT NBR 16.230/2013, da Associação Brasileira de Normas Técnicas aborda requisitos tanto para a inspeção de estruturas de concreto, quanto de qualificação e certificação de pessoal habilitado a inspecioná-las.

De acordo com Júlio Timerman, do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon) e coordenador da comissão de estudos que elaborou o texto da norma, são estabelecidos dois níveis profissionais: o Inspetor I é detentor de algumas noções, porém sem muita experiência na área. Ele auxiliará o Inspetor II, experiente em inspeção de estruturas.

“A certificação abrirá mercado para profissionais de graus diversos de escolaridade – primeiro grau, formação técnica e nível superior. Comprovando vivência profissional, qualquer um conseguirá se certificar como Inspetor I, mesmo que tenha cursado apenas até o ginásio”, explica. O Inspetor II, ao contrário, deve ser graduado em engenharia civil, pois assinará laudos técnicos.

Um inspetor faz o planejamento da inspeção: providencia equipamentos como caminhões com cesto, andaimes, escadas, medidores de fissura para levantamento gráfico e máquina fotográfica para catalogar patologias, além de emitir os relatórios. Para se certificar, o candidato deverá apresentar ao Ibracon documentos pessoais, comprovante de escolaridade e referências de empresas que atestem sua experiência em inspeções.

Depois, passará por três provas: uma teórica geral, que engloba noções de unidade, metrologia, métrica e anomalias; uma teórica específica, que apresenta problemas práticos envolvendo anomalias, e uma prova prática, feita na estrutura de um edifício, ou numa ponte. A remuneração do profissional certificado deverá partir de R$ 4 mil mensais, em média, chegando a até R$ 10 mil.

Carbonatação compromete a durabilidade das estruturas de concreto

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X