Publicado em 14/03/2018Concreto estampado: conheça a funcionalidade
Manutenção deve ser realizada de dois em dois anos para garantir maior tempo de vida do concreto estampadoCréditos: Shutterstock

Concreto estampado: conheça a funcionalidade

Resistência e durabilidade dependem também de manutenção bem feita durante tempo de vida

Utilizado em obras externas como calçadas, beira de piscinas, ruas e praças, e em obras internas verticais como paredes, o concreto estampado, além de se destacar pela aparência, também possui características relevantes em sua execução e propriedades.

Resistente, sua aplicação é rápida, sendo realizada de 150 metros a 180 metros por dia por uma equipe capacitada contendo cinco profissionais. Confira como funciona a aplicação de pisos em concreto estampado:

Passos da aplicação

  • Para viabilizar a realização do concreto estampado em piso é preciso de, no mínimo, 5 cm de espessura. É necessário deixar o terreno preparado para receber o concreto: compactado, nivelado e com os caimentos corretos.
  • Com o terreno preparado, o concreto usinado é lançado. Demetrio Mancilha, diretor técnico da Creth Stone explica que, para o concreto estampado, o concreto usinado é mais indicado por sua trabalhabilidade e qualidade, pois o mesmo já possui aditivos importantes em sua composição.
  • Após lançar o concreto, é necessário sarrafeá-lo para que, então, ele receba o endurecedor colorido. Esse endurecedor colorido dará uma resistência superficial ao concreto. O profissional deve deixa-lo completamente liso antes do próximo passo.
  • Depois de quase sua cura total, deve-se lançar outro produto: o desmoldante. A função do desmoldante é deixar as manchas envelhecidas pelo piso e desmoldar as fôrmas que virão em seguida.
  • Após esse passo, o profissional entra com as fôrmas para estampagem e estampa toda a área, pressionando as fôrmas sobre o concreto ainda mole por toda a área;
  • Depois de terminar essa estampagem, no outro dia, a equipe deve lavar todo o piso, esperar secar e aplicar uma camada de seladora acrílica, que é mais forte que as seladoras normais, pois possui 15% de sólidos. Depois, deve-se aplicar uma camada de resina, que possui 32% de sólidos.
  • Após 24 horas já se pode liberar o trânsito de pedestres e, depois de 36 horas, é possível liberar o trânsito de veículos.

Ferramentas de aplicação

Para realizar esse tipo de trabalho é necessário que o profissional tenha sido capacitado e conheça as ferramentas específicas. Seguem algumas delas e suas funcionalidades abaixo:

Batedor de concreto: o batedor de concreto serve para aumentar o adensamento do concreto que será estampado;

Float de alumínio: prancha de 1,10 m que tem um sistema articulado e cabo de alumínio para desempenar a superfície;

Desempenadeira de borda: é responsável por desempenar apenas as bordas, evitando os trincos nas bordas dos sarrafos das paredes, por exemplos;

Desempenadeira de aço: a desempenadeira de aço tem um sistema articulado e sua função é fazer a penetração do pigmento colorido na superfície do concreto;

Batedor de fôrmas: funciona como um soquete para pressionar as fôrmas com o molde sobre o concreto, realizando a estampagem;

Talhadeiras: são peças em alumínio são responsáveis por fazer os retoques finais e alcançar os pontos em que as outras ferramentas não alcançam, como alguns cantos de paredes, para dar acabamentos.

Manutenção do concreto estampado

A manutenção no piso de concreto estampado é simples, porém deve ser executada com cuidado e atenção. É preciso lavar com água e sabão regularmente e, de dois em dois anos, aplicar uma camada de resina. Como esse piso deve ser realizado em área externa, na maioria dos casos, estará exposto aos raios Ultravioletas (UV), o que deve causar desgaste em sua coloração.

“Se o consumidor não quiser realizar essa manutenção a cada dois anos, depois de 10 anos, possivelmente, o piso dele já não terá mais cor e ele não terá como consertar porque o desmoldante já terá sido perdido. Aplicar a camada de resina não fará mais efeito nenhum”, explica Mancilha.

Uma situação que pode ocorrer durante o tempo de vida desse piso de concreto estampado externo é a realização de obras hidráulicas sobre ele. Caso exista a necessidade de se quebrar esse concreto, o conselho é que não o faça de qualquer jeito. Corte sempre na junta da fôrma e a remova, para aquele piso poder ser restaurado sem mais danificações depois de concluída a obra.

 

Saiba detalhes sobre os cuidados necessários para o transporte do concreto: 

Botão Site

 

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X