Publicado em 29/07/2014Veja dicas para um sistema de drenagem eficiente
Cálculo do tamanho dos condutores que farão o escoamento das águas é essencial para evitar problemasCréditos: Shutterstock

Veja dicas para um sistema de drenagem eficiente

Drenagem bem feita depende de cálculos baseados no volume local de chuvas; aprenda como

Para evitar o acúmulo de água na laje e problemas como alagamento e entupimento de tubulações, é preciso realizar um sistema de drenagem eficiente. Porém, antes de executar a drenagem de telhados, é necessário calcular o tamanho dos condutores que farão o escoamento das águas das chuvas. O cálculo depende do índice pluviométrico da região, ou volume anual médio de chuvas no local da obra.

A variação pluviométrica influencia no número de condutores a instalar e na distância entre eles. De acordo com Marco Antonio Gullo, diretor de cursos do Instituto de Engenharia, as variações podem ser grandes entre cidades de um mesmo Estado. No Estado de São Paulo, por exemplo, Valinhos tem índice pluviométrico anual de 1.425 mm; em Ubatuba, na região litorânea, chega a 2.154 mm.

Com base em regras da NBR 10.844/1999, norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que fala sobre Instalações Prediais de Águas Pluviais, a fabricante de tubos e conexões Tigre desenvolveu um método básico de cálculo do número de condutores para telhados, que acompanha uma tabela de escoamento para diversas cidades brasileiras, de acordo com seus índices pluviométricos e auxilia na execução do sistema de drenagem.

Leia também: Veja dicas para um sistema de drenagem eficiente

A tabela relaciona vazão de águas ao uso de condutores de bocal circular (357 litros/minuto) ou retangular (280 litros/minuto). Para sistema de drenagem em construções de maior porte, no entanto, o cálculo não deve ser feito pelo profissional de obra, mas por um especialista em engenharia hidráulica.

Faça seu cálculo

Primeiro, calcula-se a área de contribuição do telhado, com a fórmula:  Ac = (a + h/2).b, onde:

Ac = área de contribuição (m2)

a = largura da água, ou planos inclinados do telhado (m)

b = comprimento do telhado (m)

h = altura do telhado (m).

Para saber a área máxima de telhado (At), em metros quadros (m2), que um condutor consegue atender, consulte a tabela de escoamento da Tigre, e selecione  o tipo de bocal para instalação (circular ou retangular).

Para calcular a quantidade de condutores:

Nc  = Ac/At,

onde:

Nc = número de condutores

Ac = área de contribuição (m2)

At = área do telhado (m2).

Para calcular a distância entre condutores:

D = b/Nc – 1,

onde:

D = distância entre condutores (m)

b = comprimento total do plano do telhado (m)

Nc = número de condutores.

 

Uso de britas na montagem de jardins, vasos e canteiros garante uma drenagem eficiente, sem excesso de água

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X