Publicado em 21/09/2017Concreto auto-adensável revela maior produtividade em comparação ao CC
Concreto autoadensável garante melhor custo-benefício em relação ao concreto convencional.

Concreto auto-adensável revela maior produtividade em comparação ao CC

O concreto autoadensável também garantiu melhor acabamento superficial nas faces superior e inferior da laje e eliminou as etapas de adensamento por vibração e espalhamento manual

A Engemix, negócio de concreto da Votorantim Cimentos em parceria com a construtora FAOliva, decidiu realizar um estudo de caso de desempenho envolvendo o concreto convencional (CC) e o concreto auto-adensável (CAA) e compreender a melhor opção para os canteiros de obras que necessitam de soluções mais eficientes. O desafio era encontrar o produto que possibilitasse maior aumento da produtividade e que, simultaneamente, reduzisse os custos da obra.

 

CASE
A comparação ocorreu numa obra da construtora no município de Jundiaí e avaliou quatro quesitos: produtividade, desempenho, acabamento, etapas da obra e custos. Para o acompanhamento do case foi contrato a consultoria Wendler Projetos e partiu do princípio de analisar quatro formas de aplicação:
1 – Concretagem em forma de madeira com concreto convencional
2 – Concretagem em forma de madeira com concreto auto-adensável
3 – Concretagem em forma metálica com concreto auto-adensável em cronograma usual
4 – Concretagem em forma metálica com concreto auto-adensável em cronograma acelerado

 

Comparativo Resultados Econômicos

Resultados comparativo concreto autoadensável e convencional

 

BENEFÍCIOS

Além de reduzir o tempo de execução do pavimento em 38%, o material otimizou o uso da mão de obra em 22%. Ainda, diminuiu o custo total da concretagem em 21% (forma de madeira) e 36% (forma metálica).

O concreto auto-adensável também se destacou por garantir melhor acabamento superficial nas faces superior e inferior da laje, eliminando ou reduzindo o custo de regularização com contrapiso, gesso e estucagem. Inclusive, teve menos fissuração por retração.

Também eliminou as etapas de adensamento por vibração, espalhamento manual e acabamento superficial. Por fim, apresentou baixa porosidade e alta impermeabilidade.

 

O concreto auto-adensável traz diversas vantagens para obras em locais de difícil acesso. Você conhece todas as propriedades do produto?

Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X