Publicado em 15/03/2018Venda de materiais de construção precisa ser aliada a um bom atendimento
É sempre importante estar atento às necessidades do cliente e atender de forma cordial na venda de materiais de construçãoCréditos: Shutterstock

Venda de materiais de construção precisa ser aliada a um bom atendimento

Cordialidade e conhecimento dos produtos são características fundamentais para conquistar o cliente

Com cerca de 140 mil lojas de materiais de construção no Brasil, de acordo com a Associação Nacional dos Materiais de Construção (Anamaco), a venda de materiais de construção torna-se a cada dia mais disputada. Para que seja possível se destacar no meio dessa concorrência, é preciso focar na porta de entrada da sua loja: os vendedores.

Como a maioria dos consumidores que vão às lojas realizar compras não possuem conhecimentos técnicos, realizar a venda de materiais de construção de forma incorreta pode acontecer com frequência. Comprar uma torneira, por exemplo, não é tão simples quanto se parece. É necessário considerar o local onde o produto será instalado para saber que tipo de torneira é mais adequada, entre outros pontos. Essa indicação deve ser feita pelo atendente da revenda.

De acordo com Mauro Flório, diretor de Comunicação da Anamaco, uma pesquisa feita pela associação em 2015 apontou que a maioria dos funcionários das lojas de vendas de materiais de construção não são cordiais com seus clientes. “Quando o consumidor entra na loja, o que se espera é, pelo menos, uma cordialidade. Ele está entrando na sua casa. O vendedor precisa esmiuçar o que o cliente está buscando e fazer algumas perguntas para detalhar do que ele precisa”, ressalta.

É necessário que, além de ser cordial com os clientes, o atendente esteja preparado para entender o produto que os mesmos demandam. Para essa preparação, o vendedor terá que fazer cerca de 4 perguntas para compreender a necessidade do consumidor. Essas perguntas devem detalhar a demanda do cliente e, por final, diminuir a chance de erros na hora da compra.

 

Infraestrutura na venda de materiais de construção

Uma das decisões na hora do cliente realizar uma compra pode estar atrelada à acessibilidade do local. Sua loja possui estacionamento? É possível garantir a locomoção de idosos e também de PCDs? É importante entender que o público é diverso e que todas as pessoas, independente de perfis, precisarão da venda de materiais de construção em algum momento da sua vida. Essas pessoas, caso sintam-se acolhidas pela loja, devem voltar mais vezes e até mesmo indicá-la aos seus conhecimentos, melhorando o posicionamento da sua marca e também aumentando o número de clientes.

 

Capacitação

Para que os atendentes consigam compreender a necessidade da demanda e realizar uma venda completa, uma dica importante é a execução de treinamentos junto aos fornecedores de materiais. Além de contar com os melhores fornecedores, é possível indicar esses vendedores para conhecer os materiais e, assim, se certificar de que sua loja indica produtos com qualidades assertivas. Essa satisfação do cliente ao ver sua obra bem executada deve fazê-lo voltar para a sua loja e contatar, muitas vezes, o mesmo vendedor.

 

Check List:

– Possuir infraestrutura inclusiva (que atenda idosos e também PCDs);

– Ter as informações claras e organizadas no ambiente;

– Ser cordial;

– Realizar um diagnóstico da necessidade do cliente a fim de compreender quais seriam todas as suas demandas;

Conhecer os produtos;

– Ter atenção com a pós-entrega

 

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