Publicado em 02/12/2014Tipos de protetores auriculares

Tipos de protetores auriculares

Previna-se contra ruídos muito altos e intensos! Veja modelos de protetores existentes no mercado

Não importa qual o escolhido entre os tipos de protetores auriculares, este equipamento de proteção individual (EPI) deve proporcionar redução suficiente dos ruídos para que a jornada de trabalho seja, no mínimo, suportável.

Mas a redução não é excessiva: o protetor não deve prejudicar a comunicação entre os profissionais, nem impedir a percepção dos vários sinais de alerta no ambiente de trabalho.

Assim, conheça cada um dos três principais tipos de protetores auriculares: os chamados plugs de inserção, os plugs de inserção parcial, e os circum auriculares ou abafadores.

Tipos de protetores auriculares

Inserção

Os plugs de inserção são fabricados em silicone ou espuma expansível. Os de espuma são descartáveis, e utilizados na indústria por pessoas que visitam o chão de fábrica.

Ambos são pressionados com os dedos e liberados no interior do canal auditivo. Quando recompõem sua forma original, promovem a selagem do canal. Para colocá-los na orelha, é essencial que as mãos estejam limpas (não é possível colocá-los usando luvas).

O ajuste é fundamental para que a atenuação do ruído seja efetiva. Por trás da cabeça, puxe a orelha para cima, e, com a outra mão, ajuste o protetor no canal auditivo. Para aliviar a pressão no canal, basta bocejar. O plug de inserção é indicado para serviços com ferramentas leves, ou em locais com máquinas pesadas e caminhões.

Plugs também podem ser reutilizados, desde que adequadamente lavados com água morna e sabão neutro. “A boa técnica recomenda marcar o lado direito com um nó, a fim de que não haja troca de ouvidos no uso, o que poderia possibilitar que um ouvido infeccionado passasse a doença para o outro”, recomenda o consultor em segurança do trabalho, Giovani Pons Savi.

Em três tamanhos, esse protetor tem baixo custo – cerca de R$ 1 o par. São leves e não aumentam a sensação de calor no verão.

Inserção parcial

Esses plugs têm extremidades flexíveis e são interligados por um arco plástico. São, em alguns casos, bons substitutos para os abafadores, porque seu tamanho é reduzido.

Abafadores

Os circum-auriculares ou abafadores são protetores compostos por duas conchas de plástico rígido, forradas internamente com espuma ou material isolante.

As extremidades são ligadas por meio de um arco que se ajusta sobre a cabeça, ou atrás do pescoço – a depender do modelo. São eficientes contra ruídos de alta intensidade, em altas frequências – e não atrapalha a comunicação entre os trabalhadores.

Outra vantagem desses protetores é que não é preciso tirar as luvas para manuseá-los. O problema é que prejudicam o uso de outros EPIs, como óculos e capacetes, o que só se resolve com EPIs conjugados – aqueles compostos por capacete e protetor auricular.

Também são mais caros, mas têm vida útil mais longa. Alguns modelos permitem a substituição das almofadas, quando desgastadas.

Savi conta que são adequados para locais em que há operação de serras e outras máquinas que geram muita poeira. “O operador consegue ajustar o protetor auricular mesmo com a mão suja, sem contaminar o canal auditivo”, afirma o consultor.

Guia traz orientações para segurança no canteiro de obras. Saiba mais! 

Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X