Publicado em 03/01/2018Planejamento de vendas: estipulando metas para funcionários
Traçar metas possíveis e fazer planos de incentivo ajudam a atingir os objetivos definidos no plano de vendas.Créditos: Shutterstock

Planejamento de vendas: estipulando metas para funcionários

Objetivos ajudam a guiar crescimento das vendas no seu negócio e incentivam vendedores a atingir metas possíveis

Por que ter um planejamento de vendas? Segundo especialistas, as pessoas trabalham melhor quando sabem o que devem fazer e suas atividades são acompanhadas e avaliadas. O cumprimento de metas traz satisfação porque o profissional sente-se capaz de ir além e de superar desafios.

A definição de metas precisa de metodologia para que essas sejam concretizadas, mantendo o foco no negócio e no resultado que se deseja atingir. Devem ser possíveis e definidas com a participação da equipe de vendas que, assim, estará mais comprometida com os resultados.

O planejamento de vendas também é fundamental para analisar funcionários individualmente. Muitas empresas trabalham com sistema de premiação mensal, semestral ou anual para os vendedores que apresentarem melhores resultados. Com ele é possível investir em algumas ações de incentivo de acordo com caixa da empresa.  

A importância do planejamento de vendas

Um plano de vendas não é para ficar dentro da gaveta, ele serve para ser colocado em prática e ser eficaz, trazendo resultados e clareza aos esforços colocados nas vendas. Um plano eficaz pode ser curto e simples, porém precisa ir direto ao ponto. Para conquistar mais clientes e fazer crescer as vendas dos existentes, trace quatro pilares:  

  1. Estabeleça metas
  2. Identifique os resultados esperados
  3. Crie um plano de ação
  4. Foque no treinamento do seu time

Direcione esforços e venda melhor

Em meio a crise, todos querem se destacar no mercado, inclusive no varejo. Como empresário ou gestor de vendas, é importante estar atento ao desempenho da equipe. O planejamento de vendas pode ajudar a mensurar resultados e comparar a performance da empresa com o mercado. Conheça os passos básicos para a elaboração de metas claras e coerentes.

-Levante informações de mercado (previsão de vendas de materiais de construção), da concorrência e faturamento da loja. Elas servirão de base para o planejamento das metas.

-As metas devem ser específicas e mensuráveis. Por exemplo: “devemos crescer 15% durante o próximo ano”.

-As metas devem ser ousadas, mas reais. Metas irreais desmotivam a equipe.

-A definição de metas deve levar em conta competências das pessoas, padrões de desempenho, condições do mercado, aspectos comportamentais, ações da concorrência.

-As metas devem ter prazo definido para serem executadas e avaliadas.

-A equipe deve ser incentivada a ações de autodesenvolvimento e a autossuperação.

-As metas devem ser informadas claramente a toda equipe e documentadas para estabelecer um pacto formal entre todos os envolvidos.

 

Parte do planejamento é selecionar quais são os produtos essenciais para seus clientes. Confira alguns materiais que não podem faltar na sua revenda!Botão Site

 

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