Publicado em 20/01/2015Nicom: o segredo da relação entre cliente e lojista

Nicom: o segredo da relação entre cliente e lojista

Oferecer conhecimento, dar a devida atenção e respeito que o cliente merece são alguns dos pontos

Quem lida diariamente com materiais de construção sabe onde estão os preços mais baixos e os prazos mais curtos de entrega, para não atrasar a obra. Já o lojista que quer atender bem, conhece de perto seu cliente profissional de obra, sabe o que ele faz, onde está trabalhando, e o que vai precisar comprar – esse é o melhor jeito de fidelizar aquele que indica o ponto de venda ao dono da obra. A Nicom, revenda da Zona Sul de São Paulo, é uma dessas lojas que começaram pequeno – numa sala de apenas 34 m2 -, mas que cresceram muito ao longos dos últimos 25 anos, graças ao tratamento personalizado que dão ao pedreiro.

Lá ele é conhecido pelo nome, vai a jantares e festas com o proprietário da loja, e tem um vendedor específico para atendê-lo, que sabe em quais obras ele está trabalhando e que tipo de materiais vai precisar comprar.

Para o pedreiro e empreiteiro Judival Rebouças Cardoso, 56, a grande vantagem de comprar na Nicom é que, além de ter o melhor preço, o atendimento é mesmo especial, e a entrega, muito rápida. “Já houve casos de urgência em que eu precisava de cimento para completar uma concretagem iniciada, e eles me entregaram o material no mesmo dia em que fiz o pedido. Isso é impossível em qualquer outra grande loja de material. O que normalmente acontece, nessas emergências, é que acabamos comprando o material onde ele está mais fácil e, portanto, mais caro”, relata.

É por causa dessa proximidade com o cliente que a Nicom é hoje conhecida como “O Gigantão da Construção”. Esse tratamento espontâneo se estende aos funcionários da loja, que entram e saem da sala do presidente, o empresário Hiroshi Shimuta, quando precisam. “Esta pessoa tem que se sentir em casa. Ela vai lidar com o meu cliente”, justifica.

Para Hiroshi, o pedreiro tem que sair da loja com a sensação de que fez um bom negócio; de que encontrou o cimento, a brita e a areia pelo menor preço, e que se precisar de um metal de banheiro, ou de uma boa linha de revestimentos cerâmicos, também encontrará ali, a preço baixo. “Bem atendido, ele fará a minha propaganda para os amigos. O melhor marketing é o boca a boca.”

Cliente a cliente
Foi assim que Judival chegou à Nicom, dois anos atrás. Trabalhando em uma obra na residência do jornalista esportivo Milton Neves, este indicou que comprasse materiais na loja. “O Milton me apresentou ao Sr. Hiroshi, que me deu muita atenção, logo de cara. E eu trouxe todos os meus clientes para cá”, conta o experiente pedreiro.

Ele revela que é importante a loja oferecer boas marcas de produtos. “Cimento é sempre Votoran”, afirma, com muita segurança. “O preço é ótimo, e eu também compro aqui para as obras na minha própria casa.”
Judival conta que nos grandes home centers não conhece ninguém, muito menos os donos. E é preciso esperar – às vezes muito tempo – para receber a compra.

“Na Nicom o meu cliente faz um cadastro no nome dele, e eu faço os pedidos, autorizado por ele. Na entrega, a loja emite um boleto com prazo de vencimento, que o dono da obra paga. É tratamento de loja de bairro, numa grande revenda de material, que tem porte para oferecer o melhor preço. Por isso é muito vantajoso.”

Para Judival, no entanto, o maior respeito pelo pedreiro está na entrega eficiente. “Não atrasa meu trabalho. Nem sempre a gente consegue pedir o material com uma semana ou mais de antecedência, e muitas vezes o atraso na chegada do pedido paralisa as obras.”

Hiroshi Shimuta confirma que além de tratar bem o cliente e ter o melhor preço, é preciso ter o melhor produto. “Damos opções, mas a primeira linha sempre estará à disposição. Nos cimentos, temos que ter Votoran. É bom, e tem renome, tradição”, confirma.

O empresário parte do princípio de que 99,75% de seus clientes são honestos e gostam do atendimento que recebem, e por isso pagarão corretamente as suas compras. Foi a confiança e o respeito pelo profissional de obra que construíram a Nicom, e fizeram dela uma grande loja de materiais.

E a relação não é apenas para comprar e vender. Assim como os pedreiros indicam a loja a seus clientes, a loja tem outros clientes, que podem precisar, um dia, da indicação de um pedreiro. “Nesses casos, são meus vendedores e gerentes que indicam aqueles profissionais que são mais fiéis e assíduos, cujas obras visitamos e conhecemos a qualidade”, aponta.

Se você também é Profissional da Obra ou conhece algum que tenha uma história de confiança e o respeito conquistados com seu trabalho, diga a ele que participe do Concurso Respeito se Constrói. Ele poderá se tornar o novo garoto propaganda dos cimentos da Votorantim, assim como José Agostinho Neto, mais nova estrela dos Cimentos Votoran, Poty, Itaú e Tocantins.

Não deixe de assistir ao vídeo com a história de respeito de José Agostinho Neto, e inspire-se para contar sua história também!

Foto: Marcelo Scandaroli

Materiais para construção: saiba quais não podem faltar na sua loja 

Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X