Publicado em 07/04/2015Monte seu negócio: loja de materiais de construção

Monte seu negócio: loja de materiais de construção

Série de reportagens ensina onde encontrar oportunidades de lucro na revenda de materiais

Está pensando em montar uma loja de material de construção? Na série Monte seu Negócio, o Mapa da Obra ensina o empreendedor a entender o ambiente onde está a melhor oportunidade de lucros e de sucesso.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o momento é de vantagem para este setor. Apesar de um leve decréscimo nas vendas de imóveis em 2014, o mercado de usados, que movimenta a venda de materiais para reformas, ainda se mantém aquecido – e todo mundo quer ter uma casa própria com a sua “cara”.

Com incentivos dos governos a partir de programas habitacionais, melhoria de renda da população brasileira e consequente aumento do volume de negociações, os imóveis vão ganhando novos donos, prontos para trocar as cores das paredes, mudar o revestimento de pisos ou até mesmo aumentar a área construída, com novos cômodos que abriguem a família com mais conforto.
Segundo pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), o diferencial das pequenas e médias lojas de material de construção é que mantém o foco em equipamentos “básicos” para reformas, como cal, cimentos, madeiras, pregos, material elétrico e de iluminação.

Por isso, é indicado que o empreendedor dessas revendas conheça não só o seu potencial cliente e a região onde vai se instalar – hábitos e gostos de moradia da população local -, como deve também obter informações sobre quais produtos terá de disponibilizar.

Assim, a série Monte seu Negócio serve àqueles que pretendem investir em pontos regionais de venda para produtos básicos, como cimento, tijolos, areia, esquadrias e telhas.
Antes de começar, porém, o Sebrae dá consultoria para que você desenvolva seu plano de negócios – peça-chave do sucesso da empresa.

Conheça seu mercado
No Brasil, existem aproximadamente 133 mil lojas varejistas de material de construção. De acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2012, a maior concentração está na região Sudeste, com 48,3% das lojas, seguida das regiões Sul, com 19,7%, Nordeste (18,9%), Centro-Oeste (8,4%) e Norte, com (4,7%).

Apesar de ter tido crescimento mais contido que o esperado para o setor em 2014, a Associação Brasileira de Materiais de Construção (Abramat) traça para 2015 uma meta de 5,5%. Mesmo com a baixa, a venda de materiais esteve, no ano passado, acima do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Também foi observado que o mercado de lojas de materiais de construção é bastante sólido – 81% das lojas existentes têm portas abertas há mais de 10 anos. Apesar de exalar segurança, o movimento em 2014 exige que o novo empreendedor tenha cuidado redobrado ao observar o melhor local para implantar o negócio, e obter o quanto antes um retorno do capital investido.

Além disso, levantar informações e conhecer alguns fatores como pessoal necessário, exigências legais do negócio, custos, estrutura e equipamentos serão determinantes para o sucesso futuro da empresa.
Das lojas consideradas pequenas ou médias, apenas 13% participam de redes associativas, que são grupos de varejistas que usam a mesma logomarca. A vantagem é obter melhores condições de negociação em preços e prazos de pagamento, além de padronizar produtos e atendimento. Essas associações também ajudam a enfrentar a concorrência das grandes lojas e home centers.

O pequeno empresário precisa atrair clientes situados em suas imediações e mostrar que, aliado ao atendimento personalizado, seus preços também são competitivos.

Escolher a localização da sua loja de materiais de construção também faz parte do planejamento estratégico. Confira a próxima reportagem da série “Monte seu Negócio” e aprenda a mapear os melhores locais.Botão Site

 

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