Publicado em 24/09/2015Monte seu negócio: quais os materiais necessários?

Monte seu negócio: quais os materiais necessários?

Quarta matéria da série mostra quais são os equipamentos mínimos para showroom, depósito e escritório

Verificadas e resolvidas todas as questões legais e burocráticas que envolvem a abertura da sua loja de material de construção, o empreendedor passa a considerar qual vai ser a estrutura – e a cara – da sua revenda. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) informa que, de forma geral, lojas de artigos de construção podem ser muito pequenas, porém, mesmo onde não é possível dividir espaços por tipos de produtos, a disposição dos materiais necessários no balcão e nas prateleiras, de forma organizada, é importante e ajuda o consumidor a se lembrar de tudo que precisa levar.

Qualquer loja terá artigos para banheiros, cozinhas e áreas de serviço, ferramentas, ferragens, materiais elétricos, hidráulicos, de marcenaria, pisos e revestimentos, tintas e outros acessórios, além dos materiais necessários para a cesta básica da construção: areia, brita e cimento.
A medida mínima indicada, para abrigar tamanha variedade de produtos, é de 100 m², que poderão ser divididos em showroom (exposição de produtos e promoções), depósito para estoque e escritório (administração e arquivo).

A disposição dessas áreas deve encontrar a melhor solução para oferecer mobilidade a funcionários e clientes, com facilidade de acesso para cadeirantes e outras pessoas com necessidades especiais, além de evitar poluição visual, em ambiente que tem de ser bem ventilado e iluminado, bonito e confortável.

Quem não souber chegar a esse resultado sozinho, contrata um arquiteto profissional habilitado a estudar a funcionalidade e melhor disposição dos espaços.

Outras soluções para proporcionar conforto e comodidade ao cliente podem ser adotadas, como por exemplo, espaço exclusivo no interior da loja para café, água e biscoitos.

O empresário deve, por fim, avaliar se é preciso instalar sistema de alarmes, câmeras de segurança, ou contratar seguro para equipamentos e estoque, considerando os riscos pertinentes à região em que a loja for instalada.
Acompanhe abaixo sugestões do Sebrae de equipamentos para cada ambiente da loja:

Showroom:
РPrateleiras ou g̫ndolas para exposi̤̣o de produtos;
РBalc̵es para entrega dos produtos (tamb̩m podem funcionar como vitrines);
– Móvel para o caixa;
– Paletes expositores.

Escritório:
– Mesa;
– Cadeiras;
– Armários para documentos administrativos;
– Computador;
– Impressora;
– Telefone/Fax.

Depósito:
РPrateleiras ou estantes de a̤o;
– Paletes para material pesado.

Para dúvidas, consulte o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Uma equipe qualificada é essencial para o funcionamento de qualquer revenda. Confira critérios para seleção de funcionários na próxima reportagem da série “Monte seu Negócio”.Botão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X