Publicado em 08/12/2014MEI na radionovela “O Negócio é o Seguinte”

MEI na radionovela “O Negócio é o Seguinte”

O Negócio é o Seguinte, programa de rádio do Sebrae, diverte e informa MEIs

Imagine um espaço onde o microempreendedor individual (MEI) encontra conhecimentos e soluções para seu negócio prosperar. Um lugar para resolver dificuldades financeiras, incrementar o planejamento e melhorar estratégias de marketing – além da oportunidade de participar de um programa de rádio.
O Negócio é o Seguinte, produzido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), está no ar desde julho passado.

Apresentado por Jackson Antunes, tem cinco minutos de duração e discute, a cada dia, um tema de gestão empresarial:“Compras, vendas, cooperação, planejamento, marketing e finanças”, enumera Mirela Luiza Malvestiti, gerente da Unidade de Capacitação Empresarial (UCE) do Sebrae.

Notícias e experiências de outros MEIs, orientações de consultores do Sebrae, dicas sobre cursos de capacitação e planilhas de controle para baixar no computador – o programa de rádio mistura todo tipo de informação relevante para quem acaba de entrar no mundo dos negócios.

Para participar, basta ouvir a edição diária do programa, fazer perguntas ao Sebrae e contar sua própria história.

Histórias da vida real

O formato é de uma radionovela: “São 60 capítulos. Em cada programa, Jackson Antunes conversa com um microempreendedor individual que conta a sua história de sucesso, e depois apresenta um capítulo inédito da ficção”.

Malvestiti conta que o enredo tem seis personagens em seu eixo central:  a ex-empregada doméstica Rosa, costureira de mão cheia, há quatro anos se formalizou como MEI e tem um brechó de roupas reformadas – é personagem principal.

Seu filho Fred, técnico em informática, pede demissão na empresa onde trabalha e abre seu negócio como MEI. Já Amanda, a outra filha de Rosa, é dona de casa e sonha em ter seu  próprio salão de beleza.

William, casado com Amanda e ótimo cozinheiro, vende quentinhas no bairro, mas se atrapalha um bocado com o planejamento e a organização das vendas.

Há também o Nascimento, excelente e bem humorado pedreiro que aprendeu a profissão com o pai, e está prestes a deixar de ser MEI para se tornar microempresário – só assim ele conseguirá ser contratado em obras maiores.Sua filha Jussara, muito focada, o ajuda muito, pois sabe tudo sobre administração de empresas.

Os programas são preparados por especialistas em  rádio e educação à distância, divertem e informam novos MEIs e outras pessoas que trabalham por conta própria (autônomos), e que ainda não se formalizaram.

O Negócio é o Seguinte já pode ser ouvido em 22 dos 27 Estados brasileiros. A série ainda não foi veiculada no Distrito Federal, Paraíba, Roraima, Amapá e Sergipe.

Além da radionovela em 479 emissoras de diversas redes de rádio do país, os ouvintes também encontram informações no blog. Lá, também é possível ouvir os capítulos, postar dúvidas e ainda ler textos complementares sobre temas de gestão.

Foto: SEBRAE/Divulgação

Se você é empreendedor, veja quais cuidados tomar na hora de abrir sua loja em meio a um cenário econômico mais recessivo

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X