Publicado em 17/05/2018Gerenciamento de estoque gera lucratividade para sua loja
Para se organizar, lojista deve considerar o tempo de ressuprimento de cada um de seus fornecedoresCréditos: Shutterstock

Gerenciamento de estoque gera lucratividade para sua loja

Organização de estoque evita perdas de produtos e aumenta oportunidades de vendas

Controlar a entrada e saída de produtos dentro do seu estoque é fundamental para garantir bons resultados financeiros para a sua empresa. O gerenciamento de estoque, no entanto, não é tão simples quando se trata de uma loja de materiais de construção que, muitas vezes, possui mais de mil itens para serem vendidos.

Sazonalidade de vendas, tempo de entrega dos fornecedores e curva ABC: esses são três tópicos que devem ser considerados nessa gestão. O primeiro deles aponta em que período sua demanda deve necessitar mais de um determinado produto, ou seja, é preciso ter atenção às projeções históricas e preparar seu estoque para atender seu consumidor.

O segundo fator é importante para você se programar: sabendo do tempo que seu fornecedor leva para te entregar um determinado material (chamado de tempo de ressuprimento), você consegue fazer o pedido com antecedência, sem esperar que o estoque do mesmo produto acabe na sua loja.

Já a última questão para o gerenciamento de estoque envolve uma equação simples: quais os produtos responsáveis por pagar suas despesas fixas? Imprescindivelmente, são aqueles que te proporcionam maior margem de lucro e custam mais caro.

Esses produtos, dentro da curva ABC, compõem o grupo A e B, e são responsáveis por 95% do valor total de sua venda. Os outros 5% das vendas são formados pelo grupo C e são representados pelos itens de menor valor em seu estoque. De acordo com Felipe dos Anjos Chiconato, consultor do Sebrae-SP, é importante tomar cuidado para não ter no estoque muitos produtos da categoria C.

Cuidados no gerenciamento de estoque

  •         Não comprar grandes quantidades de itens “perecíveis”: É importante que o lojista se atente na compra de produtos, como tintas e verniz, que possuem data de validade para sua utilização. Além de não realizar compras extensas desses itens, para não correr o risco de não conseguir vendê-los antes do seu vencimento, é necessário garantir que os primeiros produtos comprados sejam os primeiros vendidos. Isso significa que ao comprar um novo lote daquele mesmo material, o vendedor deve colocá-lo ao fundo do seu estoque e, na frente, manter os produtos comprados anteriormente, cuja data de validade se aproxima.
  •         Não comprar grandes quantidades de produtos que estão na moda:Como em todo setor, dentro da área de materiais de construção também existem alguns produtos que ficam em evidência por alguma questão externa e entram na moda. Eles, geralmente, são muito demandados logo em sua aparição, porém, posteriormente, são deixados de lado e substituídos por outros. É preciso tomar cuidado para não realizar grandes compras desses produtos e acabar perdendo vendas e ficando com eles em estoque.
  •         Elabore uma planilha de controle de estoque Para não errar nesse processo, é importante organizar todos esses dados de entradas e saídas de produtos. Inserir suas compras e suas vendas em uma planilha de controle de estoque já facilita o processo para que o lojista consiga enxergar a situação macro da loja. Nessa planilha, é necessário colocar a quantidade de produtos que se deseja possuir em estoque para que o próprio programa te avise quando estiver em falta.

O Mapa da Obra personalizou uma planilha própria para te ajudar nessa gestão – baixe o ebook “Confira dicas para gerenciar o estoque em sua casa de material de construção” e tenha acesso a ela.

 

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