Publicado em 04/11/2014Fidelize balconistas

Fidelize balconistas

Selecione bem candidatos, e tenha um ambiente propício ao desenvolvimento profissional

Praticamente a metade dos brasileiros têm perfil e características comportamentais típicas de um bom profissional da área de vendas – paciência, calma, predileção por atividades rotineiras, capacidade de manter um ritmo constante de trabalho e bom trato com o público, informa a empresa especializada em planejamento estratégico humano Arquitetura Humana.

Todos esses brasileiros são, portanto, bons candidatos às vagas de balconistas nos estabelecimentos comerciais de materiais de construção. “Um colaborador com este perfil terá mais prazer em trabalhar na loja e, consequentemente, a empresa terá baixa rotatividade de funcionários”, acredita Elmano Nigri, presidente da Arquitetura Humana.

Mas como identificar quais candidatos fazem parte desses 49% dos brasileiros? Para Nigri, o processo de seleção começa com o entendimento das competências técnicas e comportamentais exigidas para o cargo de balconista. “Conhecendo os requesitos, é necessário dispor de uma ferramenta metodológica que avalie as características comportamentais do candidato, para iniciar o processo seletivo”, pontua.

A Arquitetura Humana indica a Predictive Index (PI), ferramenta que traça o perfil psicológico de profissionais. Há, entretanto, outras disponíveis no mercado à disposição de recrutadores de recursos humanos.

A análise dos candidatos à balconistas deve apreciar conhecimentos – formação escolar, histórico profissional, qualificações específicas, além da avaliação comportamental. Para aumentar a eficiência do processo, procure anunciar a vaga em sites e agências de emprego e recrutamento, ou no site da própria loja.

Fiel à empresa
O perfil típico do profissional de vendas gosta de trabalhar com prioridades definidas, em ambientes estimulantes, não hostis, que não suguem sua energia, e onde ele se sinta bem e concentrado em suas atividades. Também é essencial ver oportunidades de desenvolvimento e crescimento na carreira. “Competição pode existir, mas deve ser saudável”, conta o presidente da Arquitetura Humana.

É importante observar a maneira como pessoas de diferentes idades se relacionam com o seu trabalho. De acordo com Nigri, a nova geração digital se preocupa mais com o “ser” ou “estar” feliz no trabalho, do que com o “ter” um emprego. “Para eles, tudo acontece em pouco tempo: o fluxo de informações é grande; as mudanças são rápidas. Assim, esperam que o crescimento na empresa também o seja”, explica.

É preciso pensar sistemas de gestão de recursos humanos que atendam aos perfis individuais tanto de funcionários mais antigos e quanto mais jovens, para reduzir a rotatividade nos estabelecimentos comerciais, oferecendo a todos, de forma igualitária, oportunidades de crescimento e profissional e pessoal.
Foto: Marcelo Scandaroli

A qualidade dos recursos humanos é um dos principais motivos de sucesso ou fracasso de uma empresa. Por isso, a capacitação profissional é fundamental.

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