Publicado em 13/01/2015Consultoria online: Sebrae oferece apoio a empreendedores

Consultoria online: Sebrae oferece apoio a empreendedores

Atendimento inclui plano de conteúdos, cursos e indica quais os pontos fracos da empresa.

Fale com o Especialista é um serviço de consultoria online oferecido pelo novo portal do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O programa faz parte de uma nova estratégia de atendimento personalizado, levando em conta o histórico, objetivos e as necessidades particulares de cada empreendedor.

Segundo a gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae, Jaqueline Almeida, “hoje a orientação pessoal é nosso ponto de contato mais forte com o empresário”. A ideia é criar um canal de autoatendimento 24 horas em que pequenos empreendedores recebam orientações, façam buscas otimizadas e realizem diagnósticos personalizados das empresas, promovendo uma reflexão sobre a necessidade de se capacitar e melhorar a gestão do negócio. No Fale com o Especialista, toda a consultoria online é permanente.

Como acessar a consultoria online?

O serviço é gratuito, online, disponível em todo o país e atende qualquer segmento da indústria, comércio ou serviços. Para ser atendido, o cliente deve se cadastrar. Isso porque, para esclarecer dúvidas sobre a abertura de negócios, será utilizado o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Para dúvidas sobre a gestão do negócio, o usuário cadastra informações sobre sua empresa. “O cliente pode optar pela interação via chat, escolhendo um dos nove temas de gestão”, diz a gerente. Esse serviço está disponível de segunda à sexta-feira, das 8 h às 21 h, e pode ser solicitado por meio de formulário.

Para acessar, após o cadastro no portal, o usuário clica em Fale com um Especialista, no mural de navegação ou na barra lateral da área restrita. “As perguntas feitas para que se chegue ao diagnóstico vão ficando mais complexas e específicas na medida em que as primeiras vão sendo respondidas”, explica Jaqueline.

Numa primeira parte são abordados apenas quatro quesitos, para conhecer o empresário e avaliar sua experiência empreendedora.
Já a segunda etapa traz 16 quesitos – cada um avaliando o nível de satisfação do empresário com sua própria performance de gestão, em diferentes temas. “Aqui, os resultados apresentam uma avaliação geral do negócio, e dá indicações para seu desenvolvimento”, resume.

O terceiro bloco de quesitos aprofunda o diagnóstico. A partir de uma combinação de resultados, ele explicita o nível de proficiência do empreendedor em cada tema de gestão, e também indica como o Sebrae poderá ajudá-lo.

“O usuário consegue refletir sobre suas necessidades de capacitação, qualificação, ferramentas e conhecimento, e assim promover um crescimento sustentável do seu negócio.”

Entre os temas abordados estão empreendedorismo, planejamento, finanças, pessoas, organização, legislação, mercado e inovação. “Feito o diagnóstico, o empresário visualiza seu nível de proficiência dentro de cada tema, e reflete sobre suas reais necessidades de capacitação e melhorias que pode implementar na empresa”.

Daí em diante, ele poderá esclarecer dúvidas diretamente com um especialista em pequenos negócios.

Revendas de materiais
O empresário da revenda de materiais de construção também vai encontrar no portal várias dicas e informações, principalmente se o desejo é abrir uma loja – dados do mercado, melhor localização, exigências legais, estrutura e investimentos mínimos. O material está disponível neste link.

Outras ideias também podem ser exploradas digitando, no campo de busca do portal, a expressão “material de construção”

Para quem já tem uma loja e deseja atrair ou alavancar as vendas, é importante cuidar da parte visual, inclusive da fachada. 

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